segunda-feira, 15 de junho de 2020

ATPC/CN - 18.06.2020

OBJETIVOS E ATIVIDADES:

 

1.      Em continuidade aos temas abordados sobre o ensino por investigação, pauta convida os docentes a refletirem sobre como as atividades e práticas pedagógicas podem contribuir, desde a preparação da aula até a forma como o professor subsidia as dúvidas trazidas pelos estudantes.

2.     A tematização da prática pedagógica supõe a análise de situações didático-pedagógicas concretas e a problematização conjunta na busca por alternativas para a melhoria das práticas dos participantes e da aprendizagem dos alunos. Essa estratégia pode ser realizada por meio de análises de imagens em vídeo com modelos de práticas bem-sucedidas ou de situações diversas filmadas no cotidiano escolar.

3.   Assim sendo, faremos recortes de uma aula do CMSP, observando as etapas consideradas em um plano de aula e analisadas na ATPC – 21.05.2020 para o desenvolvimento da Habilidade EF09CI03: Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria, de modo a conhecer a constituição do átomo e composição de moléculas simples, relacionando os ao percurso histórico do conhecimento científico.

4.     IMPORTANTE:

 

Antes da ATPC: deixe o notebook/CPU aberto com o aplicativo do TEAMS já disponível, no canal geral. Clique na faixa azul da reunião agendada ás 10h.



Durante a ATPC: como estamos no ambiente virtual, precisamos de alguns combinado. Mantenha seu microfone desligado e use o CHAT para pedir a palavraSe possível deixe o CPU/Notebook ligado ao cabo, para ter uma boa velocidade de conexão. No ambiente virtual, ao vivo, pode haver instabilidades, tenha paciência.

 

Após a ATPC:  Responda a avaliação - ela apresenta um cunho  formativo, o intuito é conhecer nosso público. 

 

TODOS OS MATERIAIS USADOS DURANTE O ATPC FICAM ARMAZENADOS NO AMBIENTE TEAMS - EQUIPE CIÊNCIAS DA NATUREZA – ARQUIVOS – PASTA DE ATPC. ALÉM DE DISPONIBILIZARMOS NOS BLOGS E E-MAILS.

 

Para saber mais:


1.       Tematização da prática: https://novaescola.org.br/conteudo/1933/a-tematizacao-da-pratica

2.       DA COSTA MOURÃO¹, Ireuda; KALHIL, Josefina Barrera. A TEMATIZAÇÃO DA PRÁTICA COMO METODOLOGIA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS THEMATIZATION OF PRACTICE AS A METHOD FOR THE FORMATION OF TEACHERS IN THE TEACHING OF NATURAL.2009.

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário