OBJETIVOS E ATIVIDADES:
1.
Em continuidade aos temas abordados sobre o
ensino por investigação, pauta convida os docentes a refletirem sobre como as atividades
e práticas pedagógicas podem contribuir, desde a preparação da aula até a forma
como o professor subsidia as dúvidas trazidas pelos estudantes.
2.
A tematização da prática pedagógica supõe a
análise de situações didático-pedagógicas concretas e a problematização
conjunta na busca por alternativas para a melhoria das práticas dos
participantes e da aprendizagem dos alunos. Essa estratégia pode ser realizada
por meio de análises de imagens em vídeo com modelos de práticas bem-sucedidas
ou de situações diversas filmadas no cotidiano escolar.
3. Assim sendo, faremos recortes de uma aula do
CMSP, observando as etapas consideradas em um plano de aula e analisadas na
ATPC – 21.05.2020 para o desenvolvimento da Habilidade EF09CI03:
Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria, de modo a conhecer a
constituição do átomo e composição de moléculas simples, relacionando os ao
percurso histórico do conhecimento científico.
4. IMPORTANTE:
Antes da ATPC: deixe o notebook/CPU aberto com o aplicativo do TEAMS já disponível, no canal geral. Clique na faixa azul da reunião agendada ás 10h.
Durante a ATPC: como estamos no ambiente virtual, precisamos de alguns combinado. Mantenha seu microfone desligado e use o CHAT para pedir a palavraSe possível deixe o CPU/Notebook ligado ao cabo, para ter uma boa velocidade de conexão. No ambiente virtual, ao vivo, pode haver instabilidades, tenha paciência.
Após a ATPC: Responda a avaliação - ela apresenta um cunho formativo, o intuito é conhecer nosso público.
TODOS OS MATERIAIS USADOS DURANTE O ATPC FICAM ARMAZENADOS NO AMBIENTE
TEAMS - EQUIPE CIÊNCIAS DA NATUREZA – ARQUIVOS – PASTA DE ATPC. ALÉM DE
DISPONIBILIZARMOS NOS BLOGS E E-MAILS.
Para saber mais:
1. Tematização da prática: https://novaescola.org.br/conteudo/1933/a-tematizacao-da-pratica
2. DA COSTA MOURÃO¹, Ireuda; KALHIL, Josefina Barrera. A
TEMATIZAÇÃO DA PRÁTICA COMO METODOLOGIA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO
ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS THEMATIZATION OF PRACTICE AS A METHOD FOR THE
FORMATION OF TEACHERS IN THE TEACHING OF NATURAL.2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário