ALUNOS DO 3ºANO

REVISÃO PARA AVALIAÇÃO:


QUESTÕES - GRUPO A
Questão 1
Classificar os seres vivos sempre foi um grande desafio. A variedade de características físicas e de hábitos de vida, por exemplo, é um dos problemas enfrentados. Para facilitar a classificação, Lineu propôs um sistema de categorias taxonômicas. De acordo com esse sistema, qual é o táxon mais abrangente?
a) Reino.
b) Filo.
c) Classe.
d) Ordem.
e) Espécie.

Questão 2
A classificação dos seres vivos em cinco reinos, proposta por Whittaker, apesar de apresentar falhas, ainda é a mais usada. De acordo com esse sistema, em que grupo encontramos seres eucarióticos, multicelulares e heterotróficos?
a) Reino Monera.
b) Reino Protoctista.
c) Reino Fungi.
d) Reino Plantae.
e) Reino Animalia.

Questão 3

Para falar a respeito de um ser vivo normalmente utilizamos o nome popular de determinada espécie. O nome popular, no entanto, apresenta variações de uma região para outra, o que pode gerar confusão. Diante disso, os pesquisadores utilizam o nome científico das espécies, que obedece a uma série de regras.

Observe as alternativas abaixo e marque aquela que não representa uma regra para a escrita de nomes científicos.

a) Todo nome científico deve ser composto por dois nomes. O primeiro representa o gênero, e o segundo é o epíteto específico.

b) O nome do gênero sempre deve ser escrito com letra minúscula.
c) Subespécies deverão obedecer a uma nomenclatura trinomial.
d) Os nomes científicos devem ser apresentados em destaque no texto.
e) Ao citar o nome do autor, este deve vir logo após o nome da espécie.
 
Questão 4
Um organismo que pertence ao mesmo filo que outro
necessariamente pertence ao(a) mesmo(a):
a) reino.
b) família.
c) classe.
d) ordem.
e) espécie.

Questão 5

É muito comum dizer que um organismo vivo possui célula, a unidade funcional e estrutural dos seres vivos. De acordo com essa definição, que organismos não podem ser considerados seres vivos?

a) Cianobactérias.

b) Algas.

c) Protozoários.

d) Fungos.

e) Vírus.
RESPOSTAS:

Resposta Questão 1

Alternativa “a”. O reino é o táxon mais abrangente e é formado por um conjunto de filos. As principais categorias taxonômicas do táxon mais abrangente para o de menor abrangência são: reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie.

Resposta Questão 2

Alternativa “e”. O reino Animalia é formado por organismos que possuem células com membrana nuclear (eucarióticos), mais de uma célula (multicelulares) e não são capazes de produzir seu alimento (heterotróficos).

Resposta Questão 3

Alternativa “b”. Ao escrever o nome científico, o gênero deve ser escrito com letra maiúscula, e o epíteto específico deve apresentar letra minúscula.

Resposta Questão 4

Alternativa “a”. Um ser vivo que pertence ao mesmo filo que outro também pertence ao mesmo reino.

Resposta Questão 5

Alternativa “e”. Os vírus, por não possuírem células e não apresentarem metabolismo próprio, não são considerados, por alguns autores, como seres vivos. Outros autores, no entanto, classificam os vírus como sendo vivos em virtude da capacidade de se autoduplicar e porque eles possuem variabilidade e ácidos nucleicos.

QUESTÕES DO GRUPO B

1) As categorias sistemáticas, ou taxas, colocadas ordenadamente, em graus hierárquicos, são:
a) reino, divisão, classe, família, ordem, gênero, espécie.
b) reino, classe, divisão, ordem, família, gênero, espécie.
c) reino, divisão, classe, ordem, família, gênero, espécie.
d) reino, classe, divisão, família, ordem, gênero, espécie.
e) reino, divisão, classe, família, ordem, espécie, gênero.

2) (UFES) Têm maior grau de semelhança entre si dois organismos que estão colocados dentro de uma das seguintes categorias taxonômicas:

a) classe.      b) divisão.       c) família.              d) gênero.               e) ordem.

3)  (Unirio - RJ) Lineu, em 1735, publicou um trabalho, no qual apresentava um plano para classificação de seres vivos. Nele estavam propostos o emprego de palavras latinas e o uso de categorias de classificação hierarquizadas. Deve-se também a Lineu a regra de nomenclatura binominal para identificar cada organismo. Nesta regra, entre outras recomendações, fica estabelecido que devemos escrever:

a) em primeiro lugar o gênero, depois a família.
b) em primeiro lugar o gênero, depois a espécie.
c) em primeiro lugar a espécie, depois o gênero.
d) em primeiro lugar a espécie, depois o filo.
e) em qualquer sequência, gênero e filo.

4) (UFSC) A partir dos seus conhecimentos sobre as regras de nomenclatura zoológica, responda: Com qual das fêmeas citadas abaixo o macho de Anopheles (Nyssorthynchus) triannulatus trianulatus pode cruzar e produzir descendentes férteis, ao longo de várias gerações:

a) Anopheles (Nyssorthynchus) aquasalis.
b) Anopheles (Nyssorthynchus) trianulatus davisi.
c) Anopheles (Nyssorthynchus) albitarsis domesticus.
d) Anopheles (Nyssorthynchus) brasiliensis.
e) Anopheles (Nyssorthynchus) intermedius.

5) (Unifesp-SP) -―Em uma área de transição entre a mata atlântica e o cerrado, são encontrados o pau-d’arco (Tabebuia serratifolia), a caixeta (Tabebuia cassinoides) e alguns ipês (Tabebuia aurea, Tabebuia alba, Cybistax antisyphillitica). O cipó-de-são-joão (Pyrostegia venusta) é também freqüente naquela região.
Considerando os critérios da classificação biológica, no texto são citados

a) 3 gêneros e 3 espécies
b) 3 gêneros e 4 espécies
c) 3 gêneros e 6 espécies
d) 4 gêneros e 4 espécies
e) 4 gêneros e 6 espécies 

6) (Unisinos-RS) Um aluno, ao observar os seres vivos microscópicos de um charco, verifica a grande quantidade de seres eucariontes unicelulares, coloniais ou não, e, com a ajuda da bibliografia, consegue identificar um microrganismo do gênero Euglena, que apresenta características tanto animais como vegetais, sendo autotróficos ou heterotróficos dependendo da presença ou ausência de luz e deslocando-se através do movimento de um flagelo.
Considerando o sistema de Classificação de Whittaker (1969), o aluno concluirá, pelas características observadas, que tal organismo pertence ao Reino:

a) Animalia        b) Metaphyta        c) Protista            d) Monera        e) dos vírus 

7) (ANÁPOLIS) Dois seres vivos pertencentes à mesma ordem são necessariamente:
a) da mesma raça;
b) da mesma espécie;
c) do mesmo gênero;
d) da mesma classe;
e) da mesma família.

8)  (CESGRANRIO) Se reunirmos as famílias Canidae (cães), Ursidae (ursos), Hienidae (hienas) e Felidae (leões), veremos que todos são carnívoros, portanto, pertencem à(ao) mesma(o):
a) espécie       b) ordem     c) subespécie        d) família        e) gênero

9) (UNISA) Com base nas regras de nomenclatura, indique a alternativa incorreta:
a) Homo sapiens sapiens;
b) Trypanosoma Cruzi;
c) Rana esculenta marmorata;
d) Rhea americana americana;
e) Anopheles Nyssurhynchus darlingi.

10) (UFPA) O homem e o gorila pertencem à mesma ordem. São primatas. Pertencem também, obrigatoriamente:
a) à mesma espécie;
b) ao mesmo gênero;
c) à mesma espécie e ao mesmo gênero;
d) ao mesmo: reino, filo e classe;
e) ao mesmo reino e à mesma espécie.

Gabarito:

1) C  2) D  3) B  4) B  5) C  6) C  7) D   8) B    9) E  10) D






Conceito de biodiversidade
O conceito de biodiversidade é muito amplo – compreende todas as formas de seres vivos e as suas múltiplas variações. O conceito mais comum diz respeito à variedade de espécies, também chamada de diversidade ou riqueza específica. Em uma escala mais ampla, compreende a diversidade dos agrupamentos de espécies, populações, comunidades, ecossistemas e biomas. Em uma escala menor, abrange a diversidade entre os indivíduos pertencentes a uma mesma espécie, a diversidade de genes (diversidade genética) e suas expressões (diversidade fenética), assim como a diversidade de moléculas.
Ao contemplarmos a natureza, muitas vezes não nos damos conta da estrutura complexa que a envolve e a faz continuar existindo. A miríade de formas vivas existentes hoje é resultado da evolução da natureza ao longo de alguns bilhões de anos

Segundo a teoria da evolução, todas as espécies atuais – inclusive a espécie humana – nada mais são que variedades de espécies precedentes, que evoluíram a partir de um ancestral comum e, portanto, compartilham características transmitidas hereditariamente.
Utilizamos aqui o termo espécie como uma unidade de ser vivo. A definição biológica mais abrangente de espécie considera um grupo de seres vivos semelhantes capazes de reproduzir e originar descendentes férteis em ambiente natural. Complexos sistemas localizados no tempo e no espaço em que ocorre interação das comunidades (mundo vivo) entre si e com o meio químico/físico. A transferência de matéria e energia e a auto-regulação derivam das relações entre todos os seus componentes.
Os mais antigos registros de vida conhecidos são de bactérias fossilizadas de 3,5 bilhões de anos; no entanto, é provável que a vida tenha surgido há mais de 3,8 bilhões de anos.

É um trabalho árduo mapear toda essa diversidade. Se considerarmos apenas a variedade de organismos vivos, chegamos a, aproximadamente, dois milhões. Contudo, nem todas as espécies estão catalogadas. Estimativas sugerem que o número real deve estar entre três e 30 milhões, mas, como esses números variam muito, dificilmente teremos, em algum momento, dados precisos sobre isso.

O registro fóssil nos mostra que a diversidade de seres que conhecemos hoje representa apenas 1% da diversidade pretérita, com milhões de espécies extintas ao longo da história evolutiva do planeta. Todos os anos, inúmeras novas espécies são catalogadas; desta maneira, muitas podem ter se extinguido mesmo antes de serem identificadas. É preciso ainda considerar as espécies em extinção. Consulte o site do Ibama .
Alerta-se que boa parte da diversidade biológica do planeta está sendo dizimada como efeito das ações humanas. É preciso tomar medidas urgentes, pois o ser humano é usuário direto, dependente desse patrimônio e, consequentemente, responsável por sua qualidade e gestão. Para isso, é necessário conhecer os processos subjacentes a essa diversidade.
Para que classificar?
Você conhece bacuri? E uxi?
Bacuri e uxi são frutas encontradas nos estados da região Norte brasileira. O subconjunto “frutas” resume uma série de características do bacuri e do uxi, as quais tornam a análise das duas frutas mais simples, direta e ainda estabelecem uma relação entre elas.

Procedimentos de classificação aumentam a nossa habilidade em explicar a relação entre as coisas e facilitam o armazenamento de informações. Quando classificamos, economizamos pensamento, resumimos, simplificamos e, portanto, lembramos com maior facilidade de coisas ou organismos muito diferentes que estão agrupados em categorias baseadas em características compartilhadas.
Para que classificar seres vivos?
A sistemática biológica é estudo dos tipos, da diversidade e dos relacionamentos entre os organismos. Envolve sua evolução no tempo e no espaço e suas classificações.

São objetivos da sistemática: descrever e entender sua complexidade para encontrar algum tipo de ordem subjacente (se existir); compreender os processos que são responsáveis por essa diversidade e, ainda, organizar um sistema geral de referência da mesma, isto é, um sistema de regras que a padronize.

Os grupos de organismos que correspondem a uma unidade dentro de um sistema de classificação são os táxons. A taxonomia é parte da sistemática responsável pela denominação (nomenclatura) e ordenação (classificação) dos seres vivos. Ela tem dois objetivos principais:


Coleção de besouros
As classificações que o ser humano faz dos seres vivos não podem ser definitivas e imutáveis, pois geralmente se revestem de algum caráter de incerteza.
  1. 1.
Considerar organismos estruturalmente relacionados, analisar as características que distinguem uma espécie da outra e separar os organismos em suas respectivas espécies;
  1. 2.
Ordenar as espécies em grupos relacionados.
Os sistemas de classificação
Os sistemas de classificação biológica devem expressar a relação existente entre os seres. O tipo de relação que queremos expressar influencia em quais características utilizamos para classificar os organismos.

A sistemática e a taxonomia são dinâmicas. À medida que o conhecimento sobre as coisas e os seres avança, novas relações são propostas e os táxons se modificam. Atualmente, a maioria dos taxonomistas acredita que os sistemas de classificação de seres vivos devem refletir as relações evolutivas entre as espécies – princípio filogenético de classificação –, mas muitas propostas de métodos e princípios de classificação foram desenvolvidos no decorrer da história. Utilize a linha do tempo para navegar e saber mais sobre esses sistemas.

No Caderno do Aluno, da 3º ano, vol. 1, p. 6-12, leia as atividades propostas e, em seguida, utilizando a linha do tempo, associe as atividades aos sistemas de classificação propostos ao longo do tempo.
Clique nos marcos da linha para navegar em cada tema.
Marcos evolutivos
A vida começou há 3,8 bilhões de anos, os insetos se diversificaram há 290 milhões de anos, mas as linhagens do ser humano e do chimpanzé divergiram há apenas cinco milhões de anos. A árvore da história da vida não pode ser representada como uma linha simples. Como Darwin propôs, ela cresceu como uma árvore ao longo do tempo, com espécies se originando de espécies ancestrais.

Grandes eventos geológicos, alterações climáticas, radiações de organismos em novos hábitats, alterações nos ecossistemas, alterações nas posições continentais, extinções generalizadas marcaram a história da vida no planeta Terra.

Em uma incrível animação, este documentário  traça a história da vida na Terra, desde os primeiros organismos até os dias atuais.
Marcos evolutivos
Agora, identifique os principais marcos evolutivos e os períodos geológicos correspondentes.



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