CURRÍCULO PAULISTA - E.M.

PERGUNTAS E RESPOSTAS....


Notícias

Prezados diretores, professores coordenadores e demais educadores,

Dando continuidade nas discussões sobre o Currículo Paulista do Ensino Médio, 
seguem algumas orientações/informações:

1. Todas as informações da etapa do Ensino Médio do Currículo Paulista estão no site: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/ensino-medio/ 

2. A versão preliminar da etapa do Ensino Médio do Currículo Paulista, bem como 
o questionário específico para professores, está disponível para consulta pública até 

3. Nos próximos dias, haverá seis videoconferências com a participação dos redatores
especialistas que participam da construção para apresentar o documento.
A transmissão será pela rede do saber com link aberto 
http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/ ), conforme cronograma a seguir:

26/mar às 10h - informação geral sobre o currículo, texto introdutório
31/mar às 9h - apresentação da área de linguagens
31/mar às 15h - apresentação da área de matemática
1/abr às 9h - apresentação da área de ciências humanas
1/abr às 15h - apresentação da área de ciências da natureza
2/abr às 9h - apresentação da formação técnica e profissional

Solicitamos que seja amplamente divulgadas as videoconferências para os
 profissionais da área assistirem por Streaming.

4. O MEC disponibilizou cursos sobre a BNCC para as áreas do conhecimento. 
Finalizando o curso o professor receberá um certificado emitido pelo MEC que 
será validado pela EFAPE que contará para a evolução funcional no caso dos
 professores da rede estadual paulista.

O link para se cadastrar é: http://avamec.mec.gov.br/#/usuario/cadastrar 

Estamos à disposição para esclarecimentos.
Atenciosamente,

Equipe do Currículo Paulista do Ensino Médio
Supervisora Rosana e PCNP Luisa Fernanda
Diretoria de Ensino Região de Lins





2- Material da SEDUC -PPTs  


3- Consulta Publica


Logo da Secretaria Escolar Digital

Video conferência de Matemática:
 https://www.youtube.com/watch?v=sSzof4SsOb4&feature=youtu.be

Vídeo conferêncai sobre Formação Técnica e profissional:
https://www.youtube.com/watch?v=qtiowtYsX8E&feature=emb_logo

Vídeo conferência sobre a Área de Ciências Humanas:
https://drive.google.com/file/d/1JZJWJp3G0Ol46mcUFtySCzq2vBsV0Sau/view

Vídeo conferência sobre a área de Ciências Naturais:
https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1dHPOA-7nFUDqx6vmvPthTtxhSexo_xyM

PLATAFORMA DO CURRÍCULO PAULISTA


ALGUMAS REFLEXÕES....

Há ainda outros desafios, no que tange à implementação do Ensino Médio, quando se considera sua especificidade em relação à oferta de uma parte comum – composta pelas  e prevista para ser ofertada em 1.800 horas – e à oferta de um parte dita “diversificada” dos currículos, composta pelos Itinerários Formativos  (profissionalizantes ou não).
“Novo Ensino Médio” foi o apelido dado à etapa do Ensino Médio que deverá, ao longo dos próximos anos, assumir essas novas características no que se refere a sua implementação e às implicações que esta etapa terá em exames externos, como o Enem. Tais características foram normatizadas por meio do Marco Legal da “Reforma do Ensino Médio”, que atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM), por meio da Resolução nº 3 de 21 de novembro de 2018, e que altera, entre outras, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
Tais características, no entanto, não se resumem à ampliação da carga-horária e à possibilidade dos currículos serem organizados por áreas de conhecimento. O Ensino Médio está se alinhando cada vez mais às necessidades e expectativas dos jovens, visando a promover autonomia e inclusão digital e a auxiliar os jovens no desenvolvimento de seus projetos de vida, entre outros . As DCNEM, em respeito à autonomia das redes de ensino e escolas, reiteram em seu primeiro parágrafo do artigo 7 (Resolução Nº 3, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2018, que atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio), o seguinte:
" § 1º Atendidos todos os direitos e objetivos de aprendizagem instituídos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as instituições e redes de ensino podem adotar formas de organização e propostas de progressão que julgarem pertinentes ao seu contexto, no exercício de sua autonomia, na construção de suas propostas curriculares e de suas identidades."
Além de garantir, aos estudantes, os direitos e objetivos de aprendizagem da Base, as propostas curriculares devem ainda garantir ações que promovam:

1- A integração curricular como estratégia de organização do currículo em áreas do conhecimento que dialoguem com todos os elementos previstos na proposta pedagógica na perspectiva da formação integral do estudante.

2-Cultura e linguagens digitais, pensamento computacional, compreensão do significado da Ciência, das Letras e das Artes, das Tecnologias da informação e da Matemática, bem como a possibilidade de protagonismo dos estudantes para a autoria e produção de inovação.

3-O processo histórico de transformação da sociedade e da cultura.

 4- Língua Portuguesa como instrumento de comunicação, acesso ao conhecimento e exercício da cidadania.


Tais ações são fundamentais para atingir o principal objetivo da educação, que é o pleno desenvolvimento do indivíduo, preparando o jovem para o mundo do trabalho e para o exercício da cidadania, conforme prevê a LDB. Nesse sentido, as escolas e redes de ensino devem se reestruturar prevendo como essas ações podem ser desenvolvidas ao longo dos três anos do Ensino Médio e também como podem ser desenvolvidos, nesse mesmo período, todos os direitos de aprendizagem dos estudantes. Para isso, será preciso investir tempo para formação docente e para revisão das Propostas Pedagógicas das instituições e planejar uma distribuição de aulas que privilegie a integração dos conhecimentos.
Para saber mais sobre a implementação do Ensino Médio, assista ao vídeo a seguir.

https://youtu.be/b0UHz8VwMO4


Saiba Mais!


O Ministério da Educação criou um site para divulgar dados e informações sobre o Novo Ensino Médio. Nele, podem ser encontrados todos os documentos aqui citados, além do Guia de Implementação do Novo Ensino Médio.

Itinerários Formativos:

Conforme a Lei n 13.415/2017, a oferta dos Itinerários deve “estar harmonizada à Base Nacional Comum Curricular e ser articulada a partir do contexto histórico, econômico, social, ambiental e cultural”.Os Itinerários podem ser organizados em torno de um ou mais eixos estruturantes, conforme a Resolução CNE/CEB nº 3/2018, Art. 12, § 2º:Tais eixos são normatizados por meio da Portaria nº 1.432, de 28 de dezembro de 2018, que estabelece os Referenciais para Elaboração dos Itinerários Formativos. O objetivo por trás desses eixos é oportunizar a vivência de experiências educativas alinhadas à realidade contemporânea dos jovens, visando a sua formação pessoal, profissional e cidadã. Dessa forma, os Itinerários se configuram como arranjos curriculares flexíveis, que devem ser ofertados pelas redes de ensino, conforme sua relevância para o contexto local, e, claro, de acordo com as possibilidades das redes.
  • I - investigação científica: supõe o aprofundamento de conceitos fundantes das ciências para a interpretação de ideias, fenômenos e processos para serem utilizados em procedimentos de investigação voltados ao enfrentamento de situações cotidianas e demandas locais e coletivas, e a proposição de intervenções que considerem o desenvolvimento local e a melhoria da qualidade de vida da comunidade;
  • II - processos criativos: supõe o uso e o aprofundamento do conhecimento científico na construção e criação de experimentos, modelos, protótipos para a criação de processos ou produtos que atendam a demandas pela resolução de problemas identificados na sociedade;
  • III - mediação e intervenção sociocultural: supõe a mobilização de conhecimentos de uma ou mais áreas para mediar conflitos, promover entendimento e implementar soluções para questões e problemas identificados na comunidade;
  • IV – empreendedorismo: supõe a mobilização de conhecimentos de diferentes áreas para a formação de organizações com variadas missões voltadas ao desenvolvimento de produtos ou prestação de serviços inovadores com o uso das tecnologias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário