ALUNOS DO 2ºANO



Estudo da Membrana Plasmática:

acesse o lik abaixo:



Filme: Osmose Jones...




                                          VÍDEOS PARA REVISÃO PARA A AVALIAÇÃO:






                                         

QUESTÕES:
pergunta:Na(s) questão (ões) adiante, escreva no espaço apropriado a soma dos itens corretos.
Das características apresentadas a seguir, selecione aquelas que são comuns tanto a bactéria como a células vegetais e animais.
01) Presença de parede celular rígida.
02) Material genético constituído por DNA.
04) Presença de retículo endoplasmático e complexo de Golgi.
08) Presença de membrana plasmática.
16) Utilização de oxigênio como principal fonte de obtenção de energia química.
32) Presença de ribossomas.
64) Vida livre. Soma = ( )

resposta:02 + 08 + 32 = 42



pergunta:Com relação às características que diferenciam células bacteriana, vegetal e animal, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa INCORRETA:
a) A célula vegetal se diferencia da animal por apresentar parede celulósica.
b) A célula animal se diferencia da bacteriana por apresentar complexo de Golgi.
c) A célula bacteriana se diferencia da vegetal por não apresentar cloroplastos.
d) A célula vegetal se diferencia da animal por apresentar plastídeos.
e) A célula bacteriana se diferencia da animal por ter material genético envolto por membrana.

resposta:E


 pergunta:Os seres vivos estruturalmente mais simples apresentam uma grande diversidade morfológica e fisiológica. Analise as assertivas abaixo.
( ) O citoplasma da célula bacteriana possui inúmeros ribossomos, responsáveis pela síntese protéica.
( ) As bactérias heterótrofas produzem seu próprio alimento, através da quimiossíntese.
( ) Os protistas compreendem os primeiros organismos eucariontes na árvore evolutiva e caracterizam-se por serem unicelulares, na sua grande maioria, desprovidos de núcleo organizado.
( ) Os protozoários possuem grande diversidade entre suas divisões, sendo a estrutura de locomoção a característica distintiva para a classificação.
( ) Os fungos podem ser definidos como os seres dotados de núcleo organizado, com nutrição heterotrófica.

resposta:V F F V V


pergunta:Considere as características das células A, B e C indicadas na tabela adiante à presença(+) ou ausência(-) de alguns componentes, e responda:
eucariontes < br >
a) Quais das células A, B e C são eucarióticas e quais são procarióticas?
b) Qual célula (A, B ou C) é característica de cada um dos seguintes reinos: Monera, Animal e Vegetal? Que componentes celulares presentes ou ausentes os diferenciam?

resposta:
a) Eucarióticas: células A e B Procarióticas: células C
b) Monera: Células C porque não possuem envoltório nuclear. Animal: Células A porque não possuem cloroplastos. Vegetal: Células B porque possuem cloroplastos.

pergunta:A vida surgiu na Terra há mais de três bilhões de anos. Uma das primeiras formas de vida foram os procariotos primitivos, que eram organismos unicelulares, formados por uma membrana e protoplasma. Esses procariotos, através do tempo, foram incorporando DNA, mitocôndrias, alguns incorporaram núcleo e outros incorporaram cloroplastos, como mostra o esquema a seguir:
1 - DNA
2 - Núcleo
3 - Mitocôndria
4 - Cloroplastos
 < br >
Atualmente os seres vivos são classificados em cinco reinos:

1) Monera (bactérias e cianofíceas).
2) Protistas (algas e protozoários).
3) Fungi (fungos).
4) Animalia (animais).
5) Plantae (plantas).

resposta:
a) PROCARIOTOS ë Reino Monera (Bactérias e Cianofíceas) constituído por seres unicelulares cujo material genético não é revestido pela carioteca.
EUCARIOTO A ë Reinos Protista (Protozoários), Fungi e Animalia constituído por seres cujas células possuem núcleo individualizado e revestido pela carioteca. Sendo seus representantes heterótrofos.
EUCARIOTO B ë Reinos Protista (Algas) e Plantae constituído por seres cujas células possuem carioteca e são autótrofos graças à presença de cloroplastos.

pergunta:Existe uma série de características que distinguem os seres vivos da matéria bruta. Analise as características a seguir e, depois, assinale aquelas características que são exclusivas dos seres vivos:

I- metabolismo
II- ausência de moléculas
III- reprodução
IV- material genético

Estão CORRETAS:
a) apenas I e III
b) I, II e IV
c) I, III e IV
d) II, III e IV
e) apenas III e IV

resposta:C

pergunta:Característica(s) que todos os seres vivos têm, inclusive os vírus:
a) metabolismo próprio e reprodução
b) reprodução e mutação
c) organização celular
d) núcleo com DNA
e) citoplasma com ribossomos

resposta:B


pergunta:Uma célula procarionte se diferencia de uma célula eucarionte pela ausência de:
a) DNA
b) Carioteca
c) Citoplasma
d) Membrana Plasmática
e) Ribossomos

resposta:B

pergunta:Todos os seres vivos (exceto os vírus) são formados por células. De acordo com o tipo estrutural de células que os compõem, os organismos podem ser classificados em eucariontes ou procariontes.

Assinale a alternativa correta.
a) Os protozoários e as bactérias possuem células eucarióticas.
b) Os fungos (bolores e leveduras) possuem células eucarióticas.
c) Os fungos e as bactérias possuem células procarióticas.
d) As bactérias e as algas possuem células eucarióticas.
e) As bactérias e os protozoários possuem células procarióticas.

resposta:B

pergunta:Assinale a opção que contém as estruturas presentes tanto em células vegetais quanto em células animais.
a) Membrana plasmática, parede celular e citoplasma.
b) Retículo endoplasmático, mitocôndrias e Complexo de Golgi.
c) Plastídeos, lisossomos e centríolos.
d) Vacúolos, cariomembrana e lisossomos.
e) Cromossomos, cariomembrana e plastídeos.

resposta:B

pergunta:Os protistas são seres vivos que podem ser encontrados em toda parte, na terra e na água, assim como no interior de outros organismos, onde atuam como parasitas ou simbiontes. Sobre eles são feitas as afirmações a seguir:
I. Cada protista consiste de uma única célula procariótica, na qual o material hereditário se encontra mergulhado diretamente no líquido citoplasmático.
II. Algumas formas parasíticas de protistas provocam doenças bastante conhecidas, como malária, febre amarela e tétano.
III. O Reino Protista engloba seres vivos exclusivamente heterótrofos, pluricelulares, que se alimentam por absorção de nutrientes do meio.
IV. As bactérias e muitos protistas atuam na digestão da celulose no interior do trato digestivo dos animais ruminantes, como cabras, bois, carneiros, veados e girafas.

Dentre essas afirmações, somente
a) I e II estão corretas.
b) I e III estão corretas.
c) II e III estão corretas.
d) III e IV estão corretas.
e) IV está correta.


resposta:E


SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1- A ORGANIZAÇÃO CELULAR DA VIDA

Roteiro da situação:


1- Assista ao vídeo: viagem a célula



2- Texto:

Nosso planeta apresenta uma diversidade de vida incrível. A estimativa atual do número de espécies pode ultrapassar 20 milhões. Entretanto, esse número é pequeno quando consideradas as espécies já extintas. Um cálculo aproximado mostra que as espécies atuais não ultrapassam 3% do total de espécies que já existiram no planeta.
Algo que atrai a atenção de todos os que estudam ou simplesmente admiram a biodiversidade é o fato de encontrarmos organismos vivos com características muito diferentes entre si. Por exemplo, são considerados seres vivos tanto um cavalo como o bolor de pão. No entanto, apesar de tamanha diversidade, as distintas formas de vida apresentam algo em comum: são estruturadas a partir de uma unidade responsável por toda a organização e todo o funcionamento do ser vivo, a célula. Os vírus são uma exceção à regra e devemos considerar que, no século XIX, ainda não eram conhecidos. Eles não são constituídos por células e precisam parasitar algum tipo de célula para se reproduzirem e se propagarem.
Célula: a gênese da vida
O conceito de célula no Ensino Médio
Compreender o conceito de célula, suas implicações para o funcionamento do corpo humano e a manifestação das diferentes formas de vida é indispensável para se ter uma visão mais integrada da vida em sua diversidade. Espera-se que todas as pessoas possam entender fenômenos corriqueiros relacionados a – doenças, reprodução e funcionamento do corpo humano – e também debater questões como o uso de células-tronco e a clonagem terapêutica. Mesmo sendo importante, pesquisas mostram que muitos alunos, ao finalizarem o Ensino Médio, têm uma compreensão limitada desse conceito.
Nosso planeta apresenta uma diversidade de vida incrível. A estimativa atual do número de espécies pode ultrapassar 20 milhões. Entretanto, esse número é pequeno quando consideradas as espécies já extintas. Um cálculo aproximado mostra que as espécies atuais não ultrapassam 3% do total de espécies que já existiram no planeta.

Algo que atrai a atenção de todos os que estudam ou simplesmente admiram a biodiversidade é o fato de encontrarmos organismos vivos com características muito diferentes entre si. Por exemplo, são considerados seres vivos tanto um cavalo como o bolor de pão. No entanto, apesar de tamanha diversidade, as distintas formas de vida apresentam algo em comum: são estruturadas a partir de uma unidade responsável por toda a organização e todo o funcionamento do ser vivo, a célula. Os vírus são uma exceção à regra e devemos considerar que, no século XIX, ainda não eram conhecidos. Eles não são constituídos por células e precisam parasitar algum tipo de célula para se reproduzirem e se propagarem.


Maneiras de estudar as células

Os microscópios permitem a visualização de tecidos e células a fresco, preservados, mortos e fixados. Para serem visualizadas, essas estruturas devem ser fixadas, coradas e cortadas com uma espessura que permita a passagem da luz.

Há diferentes tipos de microscopia e eles podem ser divididos em dois grandes grupos: microscopia óptica e microscopia eletrônica.

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Tipos celulares e história evolutiva das células

Compreender a diversidade celular a partir de uma perspectiva evolutiva possibilita estabelecer relações de parentesco entre táxons filogeneticamente distantes e a unicidade entre todos os seres vivos.

A figura mostra as relações evolutivas entre esses tipos celulares e evidencia a importância dos processos de endossimbiose na formação das células eucariotas.

De acordo com os conhecimentos atuais, as primeiras células eram procarióticas e deram origem a três grandes grupos de seres vivos: arquebactérias (Archae), eubactérias (Bacteria) e eucariotos (Eukarya).

Apesar de procarióticas, as células de arquebactérias e bactérias,são muito diferentes entre si, principalmente em relação à organização do genoma, uma vez que as arquebactérias apresentam íntrons e éxons na organização de seus genes (o tema será aprofundado no módulo 14).
Árvore filogenética que mostra a evolução das células
Metabolismo energético
Mapa conceitual com interligação das vias de produção de ATP
O metabolismo energético é um tema relacionado a assuntos muito comuns na vida cotidiana. O tema abrange, por exemplo, as dietas para emagrecimento, os exercícios físicos e o uso de hormônios anabolizantes.
Nesse sentido, acreditamos que uma compreensão integrada dos processos de produção de energia (ou ATP) pelo corpo seja de extrema relevância.
Diferenciação celular
Apesar de todas as células compartilharem a mesma organização básica, o processo de diferenciação celular produz células especializadas e estruturalmente muito diferentes. Estudando esses processos de especialização, podemos reconhecer a estrita relação entre estrutura e função.
Especializações nos espermatozoides
Os espermatozoides são células gaméticas (haploides) com elevado grau de especialização. O Complexo golgiense nessa célula se diferencia em acrossomo, uma grande vesícula repleta de enzimas digestivas. Tais enzimas são muito importantes na perfuração das membranas do óvulo durante a fecundação. Além disso, ao longo da peça média acumulam-se muitas mitocôndrias, responsáveis pela produção do ATP utilizado na movimentação do flagelo que impulsiona o espermatozoide.
A) Técnica de coloração com fluorescência mostrando a localização do DNA no núcleo.
B) Técnica de coloração padrão mostrando como os espermatozoides são normalmente vistos.
C) Esquema evidenciando as estruturas das células.


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