Formação continuada e em serviço
A formação continuada é outro aspecto sobre o qual a BNCC tem um impacto indireto. Observe o trecho a seguir:
" Referência nacional para a formulação dos currículos dos sistemas e das redes escolares dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e das propostas pedagógicas das instituições escolares, a BNCC integra a política nacional da Educação Básica e vai contribuir para o alinhamento de outras políticas e ações, em âmbito federal, estadual e municipal, referentes à formação de professores, à avaliação, à elaboração de conteúdos educacionais e aos critérios para a oferta de infraestrutura adequada para o pleno desenvolvimento da educação. " (BNCC, 2017, p. 10, grifo nosso).
Veja, no vídeo a seguir, o que a professora Guiomar Namo de Mello tem a dizer sobre a formação continuada e em serviço.
https://www.youtube.com/watch?time_continue=13&v=lwJ-7Ley1k8&feature=emb_logo
Saiba Mais!
Veja, no texto “Formação continuada na escola”, alguns relatos de coordenadores pedagógicos e diretores sobre suas experiências em promover espaços e momentos para a formação continuada de professores.
Conheça também algumas experiências internacionais de formação continuada de professores.
Para isso, é importante que toda a equipe escolar (professores, gestores e demais profissionais da escola), assim como os estudantes, estejam engajados, motivados e dispostos a aprender a aprender, constituindo uma comunidade de aprendizagem em que todos ensinam e aprendem.Saiba Mais!
Leia o texto “A importância da metacognição na Educação”, no qual a autora Ana Maria Diniz discute o aprender a aprender
Conheça o documento que traz orientações da EFAPE/SEDUC-SP para nortear o processo de formação
em rede para a implementação do
Currículo Paulista. Neste espaço são disponibilizados
pautas e percursos formativos para Professores Coordenadores das
escolas da rede pública estadual com o intuito de apoiá-los no desenvolvimento
das ATPCs. Fique atento: a cada semana serão disponibilizadas,
em média, de 5 a 12 pautas.Esse número pode variar de acordo com as temáticas
descritas no documento orientador e especificidades dos segmentos.
ATPC- DE: CIÊNCIAS DA NATUREZA:
07.05.2020
14.05.2020
ATPCs realizados nas UEs no formato de polos....
2. CONVERSANDO SOBRE A
SEXUALIDADE...
ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO DA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS |
ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO DA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM BIOLOGIA |
RELATÓRIO PEDAGÓGICO 2014 |
CIÊNCIAS |
BIOLOGIA |
HABILIDADES DO 7º ANO |
HABILIDADES DO 9º ANO |
HABILIDADES DO 3SÉRIE DO E.M. |
QUESTÕES DE BIOLOGIA ENEM |
Nenhum comentário:
Postar um comentário