ATPCs

Formação continuada e em serviço


A formação continuada é outro aspecto sobre o qual a BNCC tem um impacto indireto. Observe o trecho a seguir:
" Referência nacional para a formulação dos currículos dos sistemas e das redes escolares dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e das propostas pedagógicas das instituições escolares, a BNCC integra a política nacional da Educação Básica e vai contribuir para o alinhamento de outras políticas e ações, em âmbito federal, estadual e municipal, referentes à formação de professores, à avaliação, à elaboração de conteúdos educacionais e aos critérios para a oferta de infraestrutura adequada para o pleno desenvolvimento da educação. " (BNCC, 2017, p. 10, grifo nosso).
Veja, no vídeo a seguir, o que a professora Guiomar Namo de Mello tem a dizer sobre a formação continuada e em serviço.
https://www.youtube.com/watch?time_continue=13&v=lwJ-7Ley1k8&feature=emb_logo

Saiba Mais!

Veja, no texto “Formação continuada na escola”, alguns relatos de coordenadores pedagógicos e diretores sobre suas experiências em promover espaços e momentos para a formação continuada de professores.
Conheça também algumas experiências internacionais de formação continuada de professores.
Para isso, é importante que toda a equipe escolar (professores, gestores e demais profissionais da escola), assim como os estudantes, estejam engajados, motivados e dispostos a aprender a aprender, constituindo uma comunidade de aprendizagem em que todos ensinam e aprendem.

Saiba Mais!

Leia o texto “A importância da metacognição na Educação”, no qual a autora Ana Maria Diniz discute o aprender a aprender


Conheça o documento que traz orientações da EFAPE/SEDUC-SP para nortear o processo de formação em rede para a implementação do
Currículo Paulista. Neste espaço são disponibilizados pautas e percursos formativos para  Professores Coordenadores das escolas da rede pública estadual com o intuito de apoiá-los no desenvolvimento das ATPCs. Fique atento: a cada  semana serão disponibilizadas, em média, de 5 a 12 pautas.Esse número pode variar de acordo com as temáticas descritas no  documento orientador e especificidades dos segmentos.

ATPC- DE: CIÊNCIAS DA NATUREZA:
07.05.2020
14.05.2020


ATPCs realizados nas UEs no formato de polos....



2. CONVERSANDO SOBRE A
































ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO DA 
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS 




ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO DA
 SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM BIOLOGIA


RELATÓRIO PEDAGÓGICO 2014

CIÊNCIAS
BIOLOGIA






HABILIDADES DO 7º ANO
HABILIDADES DO 9º ANO
HABILIDADES DO 3SÉRIE DO E.M.
QUESTÕES DE BIOLOGIA ENEM

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