Analisar, compreender e explicar fenômenos e processos relativos ao mundo natural, social e tecnológico, exercitando a curiosidade para fazer perguntas, ir em busca de respostas e criar soluções é uma competência específica do Currículo Paulista de Ciências (p. 370), como também são características dos estudantes, que costumam fazer perguntas e não se intimidam ao errar, investigando e reconhecendo o mundo a sua volta. O projeto Ecodesafios, convida os docentes a vivenciarem a prática de ensino por investigação e, assim, fornecer subsídios para os educadores atuarem de forma a estimular a curiosidade do jovem estudante.
CONHECENDO O ECODESAFIOS E SUA PROPOSTA
CONHECENDO O ECODESAFIOS E SUA PROPOSTA
A vida nos desafia em uma ação educativa
permanente, pela qual a comunidade educativa tem a tomada de consciência de sua
realidade global, do tipo de relações que os homens estabelecem entre si e com
a natureza, dos problemas derivados das ditas relações e suas causas profundas.
A Educação Ambiental se desenvolve, mediante
uma prática que vincula o educando com a comunidade, valores e atitudes que
promovam um comportamento dirigido a transformação que supere essa realidade,
tanto em seus aspectos naturais como sociais, desenvolvendo no educando as
habilidades e atitudes necessárias para dita transformação.
Não é tarefa fácil, compreender a natureza e os
desdobramentos das ciências, e foi neste contexto que nasceu o ECODESAFIOS.
Sabemos que a melhor forma de aprender é
fazendo e nessa jornada ninguém aprende só.... Partindo desse princípio, surge
a necessidade de registrar o aprendizado através de “projetos
científicos”.
ECODESAFIOS é uma ação pedagógica com o objetivo de estimular e promover a formação dos estudantes da rede estadual de ensino, inserindo-os no contexto da Pré - iniciação cientifica. Essa proposta possui em seu cerne as diretrizes do currículo do Estado de São Paulo, juntamente com as concepções sobre o ensino por investigação. Tendo como expectativa de que este projeto seja mais um marco para a trajetória acadêmica e para a vida de nossos estudantes
ECODESAFIOS é uma ação pedagógica com o objetivo de estimular e promover a formação dos estudantes da rede estadual de ensino, inserindo-os no contexto da Pré - iniciação cientifica. Essa proposta possui em seu cerne as diretrizes do currículo do Estado de São Paulo, juntamente com as concepções sobre o ensino por investigação. Tendo como expectativa de que este projeto seja mais um marco para a trajetória acadêmica e para a vida de nossos estudantes
OBJETIVOS
Ø Promover
a formação em nível de Pré-Iniciação Científica, visando o desenvolvimento
acadêmico dos estudantes da rede pública estadual de ensino de São Paulo.
Ø Estimular
os alunos a pensarem criticamente e a buscarem soluções alternativas para os
desafios propostos na contemporaneidade, desenvolvendo assim as competências e
habilidades do Currículo do Estado de São Paulo, com ênfase na competência
leitora e escritora.
Ampliar os conhecimentos científicos dos jovens na pesquisa de formas
alternativas para as soluções de problemas, incluindo além da Ciência e
Tecnologia, as áreas de Saúde, Sustentabilidade, Meio Ambiente e
Empreendedorismo
Ø Instigar
os alunos a se posicionarem de forma consciente diante de uma problemática e
valorizar a pluralidade de nosso patrimônio sociocultural.
Ø Divulgar
no âmbito da comunidade científica nacional e internacional, as produções das
escolas públicas paulistas, com vistas à criação de novas oportunidades de
intercâmbio de alunos e professores, por meio de feiras de ciências.
O ÍCONE ABAIXO DESCREVE COMO REALIZAR UMA PESQUISA CIENTÍFICA:
ENSINO POR INVESTIGAÇÃO - REFERÊNCIAS:
- ROBERTO, L. H. S. O ensino por investigação. Portal de videoaulas, USP.
- Khan Academy Brasil. O gnômon.
- Como construir um gnômon:
Nenhum comentário:
Postar um comentário