PEI











CADERNOS PEI

MODELO PEDAGÓGICO

MODELO DE GESTÃO

PROTAGONISMO

ACOLHIMENTO DOS ESTUDANTES



ACOLHIMENTO EJA

Clima escolar, práticas docentes e práticas de gestão
O clima escolar pode ser entendido como o conjunto de percepções subjetivas que docentes, discentes, a equipe gestora, funcionários e famílias têm da escola, em diferentes âmbitos: suas normas e valores, e as relações humanas que se estabelecem nela, além das estruturas física, pedagógica e administrativa, entre outros aspectos.
O diagrama representa algumas das dimensões que compõem o clima escolar: as relações com o ensino e com a aprendizagem; as relações sociais e os conflitos na escola; as regras, as sanções e a segurança na escola; as situações de intimidação entre alunos; família, escola e comunidade; a infraestrutura e a rede física da escola; as relações com o trabalho; e a gestão e a participação.
Observe que todas as dimensões envolvem, direta ou indiretamente, o trabalho dos gestores e dos professores.

Dimensões do clima escolar. Fonte: adaptado de Manual de orientação para a aplicação dos questionários que avaliam o clima escolar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário