AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM


VÍDEO SOBRE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO EM PROCESSO

No vídeo, as professoras afirmam que é preciso haver coerência metodológica entre as práticas pedagógicas e as propostas de avaliação. Você sabe o que isso significa? Vamos ver um exemplo:
A competência 7 da BNCC descreve o seguinte direito essencial de aprendizagem:
" Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. " (BNCC, 2017, p. 9).
Há um conjunto de aprendizagens que estão pressupostas e subentendidas nessa competência. Faz sentido que um professor avalie, única e exclusivamente, a capacidade de o estudante argumentar e defender uma ideia? Ou, ainda, será possível a um professor afirmar que um aluno desenvolveu essa competência com base em seu desempenho em uma prova de final de bimestre? A resposta é não.
Por esse motivo é que a BNCC detalha as aprendizagens essenciais e serem garantidas em cada etapa da Educação Básica. Vamos retomar.
Na Educação Infantil, são definidos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento organizados em três grupos por faixa etária, a fim de que sejam garantidos os direitos de aprendizagem e desenvolvimento a todas as crianças dessa etapa.
No Ensino Fundamental, são definidas habilidades que devem ser desenvolvidas a cada ano (ou bloco de anos) pelos alunos, para garantir o desenvolvimento, ao longo de toda a etapa, de competências específicas de área e componente. Essas competências específicas, por sua vez, explicitam como as dez competências gerais se expressam nas áreas e nos componentes da etapa.
No Ensino Médio também são definidas as habilidades que devem ser desenvolvidas ao longo de toda a etapa.
Assim, espera-se que cada professor possa afirmar que as aprendizagens essenciais previstas (que, por sua vez, contribuem para o desenvolvimento das competências gerais) foram garantidas a seus alunos. Mas isso só pode ser feito a partir de um conjunto de evidências demonstradas por esses alunos.
A coerência metodológica sobre a qual se fala é, justamente, a coerência necessária entre as estratégias metodológicas utilizadas nas situações de aprendizagem e aquelas propostas nas situações de avaliação formativa (seja uma avaliação de processo, seja uma avaliação de resultados), assumindo a avaliação como inerente ao processo de ensino e aprendizagem. Significa, então, oferecer ao aluno inúmeras oportunidades para aprender e demonstrar suas aprendizagens (habilidades, conhecimentos, valores e atitudes), de modo a acompanhar esse processo e, sempre que necessário, reorientar as práticas pedagógicas (inclusive propondo ações de recuperação paralela) para garantir essas aprendizagens.


SARESP:

QUESTÕES DE CIÊNCIAS - 6º ANO


SIMULADO DO 7º ANO 

https://docs.google.com/document/d/1v5AIDmyEM40FhU56evs1_oS76tAfw3ICBk6obq_8uTs/edit?usp=sharing


QUESTÕES DO 8ºANO


SIMULADO DO 9º ANO - SARESP

https://drive.google.com/file/d/0B0ZIXPHT9CyUNkVJX240TmRKMjg/edit?usp=sharing




SIMULADO DO 3º ANO EM SARESP
https://drive.google.com/file/d/0B0ZIXPHT9CyUSm5HdHBzN2J6UHc/edit?usp=sharing



QUESTÕES DE BIOLOGIA - 3ºSÉRIE



ENEM:


QUESTÕES ENEM 2012







OLIMPÍADAS:

O QUE SÃO OLIMPÍADAS CIENTÍFICAS?



VIII OLIMPÍADA BRASILEIRA DE BIOLOGIA - 2012

https://drive.google.com/file/d/0B0ZIXPHT9CyUWm1MRlhDQlJta1k/edit?usp=sharing


OLIMPÍADA DE BIOLOGIA DE 2014




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