Páginas
- Página inicial
- AULAS DE CIÊNCIAS
- AULAS DE BIOLOGIA
- AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
- ATPCs
- PEI
- CURRÍCULO PAULISTA - E.M.
- CURRÍCULO - CIÊNCIAS DA NATUREZA
- ECODESAFIOS
- PROJETOS
- CNIJMA
- PROJETO DE VIDA
- TECNOLOGIA
- ELETIVA
- METODOLOGIAS ATIVAS
- FORMAÇÕES DO NPE
- FILMES
- EDUCAÇÃO ENTRE PARES
- EDUCAÇÃO DO CAMPO
- ALUNOS DO 1º ANO
- ALUNOS DO 2ºANO
- ALUNOS DO 3ºANO
- ATIVIDADES EXPERIMENTAIS
- CURRÍCULO+
- SALAS DE RC
- PEF e PMEC
- MAPAS CONCEITUAIS
- MUNDO DIGITAL
terça-feira, 16 de dezembro de 2014
quinta-feira, 5 de junho de 2014
Em âmbito nacional, a FEBRACE – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, que acontecerá em março de 2015, abre suas inscrições para estudantes de todo o Brasil que estejam cursando o 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio ou Ensino Técnico. Os projetos podem ser individuais ou em grupos de até três pessoas, e devem ser orientados por um professor ou pesquisador maior de 21 anos. As inscrições e submissões de projetos podem ser feitas até 29 de outubro deste ano. Confira mais informações no site da FEBRACE.
sexta-feira, 16 de maio de 2014
A Intel e a FEBRACE criaram a plataforma de Aprendizagem Interativa em Ciências e Engenharia - APICE para apoiar o aprendizado em ciências, por meio do desenvolvimento de projetos investigativos e da apresentação de projetos em feiras e mostras científicas.
São cursos que se destinam a gestores, professores e estudantes do ensino fundamental, médio e técnico que se interessam por ciências e querem contribuir para um mundo melhor. Os conteúdos e materiais didáticos são gratuitos e disponíveis pela Internet. A Plataforma Interativa em Ciências e Engenharia - APICE oferece dois cursos on-line para professores e estudantes da educação básica (ensino fundamental e médio) e ensino técnico, são eles: Metodologia de Pesquisa e Orientação de Projetos de Iniciação Científica, e Organização e Realização de Feiras de Ciências e Engenharia. Com uma linguagem dinâmica (fotos e vídeos) e atividades interativas, a APICE oferece conteúdo para apoiar o desenvolvimento de projetos de iniciação científica nas escolas.
No curso de Metodologia de Pesquisa e Orientação de Projetos, professores e estudantes conhecerão os passos para iniciar e desenvolver um projeto de pesquisa e para apresentá-lo em feiras e mostras científicas nacionais e internacionais.
No curso de Organização e Realização de Feiras de Ciências, professores e/ou gestores vão entender os diferentes aspectos da organização e realização de uma feira de ciências nos padrões de feiras nacionais (www.febrace.org.br/apice)
quinta-feira, 8 de maio de 2014
quinta-feira, 1 de maio de 2014
Excursão ao Parque Zoológico e Jardim Botânico de Bauru prevê estudo in loco
Animais vertebrados, invertebrados e suas classificações são foco de estudo do meio.
O Jardim Botânico Municipal fica aberto ao público todos os dias, das 8h às 16h30, inclusive aos sábados, domingos e feriados e localiza-se na Rod. Comandante João Ribeiro de Barros, Km 232, próximo ao Colégio Técnico Industrial (CTI-Unesp). O acesso é pelo Zoológico Municipal. O telefone de contato é 3281-3358.
Bosque Municipal "Rangel Pietraróia" de Marília-SP
O Bosque de Marília nasceu de uma reserva florestal do município comprada em 1942, usada e explorada pela Prefeitura até 1974, quando, sob interferência da administração municipal, foram abertas alamedas, construidas instalações e viveiros de animais, transformando o local no conhecido "Bosque Municipal Rangel Pietraróia", área de lazer e cultura para todos, que é administrado pela Secretaria de Meio Ambiente
Adicionar legenda |
Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, 1001
Agendamento de visitas: secretaria da Cultura 3402-6600 ou com Eliane 98162-8861
MUSEU DE PALEONTOLOGIA DE MARÍLIA
O Museu de Paleontologia de Marília surgiu da necessidade de expor para a comunidade de Marília e região, fósseis de dinossauros e crocodilos que vinham sendo coletados desde 1993 pelo paleontólogo William Nava, em campanhas de campo pela região. Desde o início essas descobertas chamaram a atenção tanto do público quanto de universidades, e assim, em 25 de novembro de 2004 a Prefeitura , por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo inaugurou o Museu de Paleontologia de Marília, tendo como coordenador o paleontólogo William Nava.
Entre os objetivos do museu estão a pesquisa, coleta e preparação de fósseis extraídos de rochas sedimentares em sítios paleontológicos da região e de outras áreas do interior paulista, exposição do acervo desses fósseis, sua proteção e guarda, divulgação junto à comunidade, escolas, universidades e público em geral, além do incentivo e incremento à novas descobertas. Muitos dos fósseis coletados tem sido apresentados à comunidade científica durante Simpósios e Congressos pelo Brasil, entre os quais: 2°SBPV - Rio de Janeiro 2000, XVIII CBP - Brasília 2003, IV SBPV - UNESP/ Rio Claro-SP 2004, II CLPV - Rio de Janeiro 2005, 7°SCB e 1°STB - Serra Negra-SP 2006, Buzios - RJ 2007, VI SBPV - USP Ribeirão Preto-SP e III CLPV -Neuquén (Argentina) 2008, 7°SBPV- Rio de Janeiro 2010, Boletim dos Anais da Academia Brasileira de Ciências- Rio de Janeiro 2011, nas Paleos 2012 realizadas na UFRJ - Rio de Janeiro e USP - Ribeirão Preto. Em 2013, no First Brazilian Dinosaur Symposium, em Ituiutaba-MG, e XXIII CBP de Gramado-RS divulgando o nome da cidade tanto no contexto científico quanto no turístico.
Localização:
Av. Sampaio Vidal, 245, esquina com Av. Rio Branco, prédio da Biblioteca Municipal, centro da cidade
Informações e visitação:
As visitas podem ser agendadas pelo telefone (14) 3413-6238 com as monitoras Silvana e Anne.
segunda-feira, 14 de abril de 2014
REFLEXÃO...
Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.
Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.
Rubem Alves
REFLEXÃO...
"O que as pessoas mais desejam é alguém que as escute de maneira calma e tranqüila. Em silêncio. Sem dar conselhos. Sem que digam: "Se eu fosse você". A gente ama não é a pessoa que fala bonito. É a pessoa que escuta bonito. A fala só é bonita quando ela nasce de uma longa e silenciosa escuta. É na escuta que o amor começa. E é na não-escuta que ele termina. Não aprendi isso nos livros. Aprendi prestando atenção."
In: O AMOR QUE ACENDE A LUA)
Rubem Alves
REFLEXÃO....
Amor é isto: a dialética entre a alegria do encontro e a dor da separação. De alguma forma a gota de chuva aparecerá de novo, o vento permitirá que velejemos de novo, mar afora.
Morte e ressurreição. Na dialética do amor, a própria dialética do divino.
Quem não pode suportar a dor da separação, não está preparado para o amor. Porque o amor é algo que não se tem nunca. É evento de graça.
Aparece quando quer, e só nos resta ficar à espera. E quando ele volta,a alegria volta com ele. E sentimos então que valeu a pena suportar a dor da ausência, pela alegria do reencontro.
Rubem Alves
sexta-feira, 11 de abril de 2014
A DIRETORIA DE ENSINO DE LINS, PARABENIZA AS ESCOLAS:
E.E. COMUNIDADE NOSSA SENHORA;
E.E. JOSÉ BELMIRO ROCHA;
E.E. OCTACÍLIO SANT" ANNA
PELA PARTICIPAÇÃO DAS OLIMPÍADAS BRASILEIRAS DE BIOLOGIA, EM ESPECIAL AOS PROFESSORES PELO EMPENHO EM REALIZAR AS ATIVIDADES DE APLICAÇÃO, CORREÇÃO, CADASTRAMENTO E DEVOLUTIVAS, DANDO OPORTUNIDADE AOS ALUNOS DE VIVENCIAREM UMA OLIMPÍADA A NÍVEL NACIONAL.
E.E. COMUNIDADE NOSSA SENHORA;
E.E. JOSÉ BELMIRO ROCHA;
E.E. OCTACÍLIO SANT" ANNA
PELA PARTICIPAÇÃO DAS OLIMPÍADAS BRASILEIRAS DE BIOLOGIA, EM ESPECIAL AOS PROFESSORES PELO EMPENHO EM REALIZAR AS ATIVIDADES DE APLICAÇÃO, CORREÇÃO, CADASTRAMENTO E DEVOLUTIVAS, DANDO OPORTUNIDADE AOS ALUNOS DE VIVENCIAREM UMA OLIMPÍADA A NÍVEL NACIONAL.
terça-feira, 25 de março de 2014
HORA DO PLANETA
No dia 29 de março, das 20h30 às 21h30, a Hora do Planeta convida brasileiros a desligarem as luzes, tratando-se de uma ação que não visa a economia de energia, mas sim um ato simbólico para mostrar que estamos todos comprometidos com a solução dos problemas ligados ao meio ambiente, como mudanças climáticas.
domingo, 23 de março de 2014
Notícia - DIA MUNDIAL DA ÁGUA
Ações no
Calçadão Tancredo Neves marca o
“Dia
Mundial da Água”
Prefeitura de Lins, Sabesp e Parceiros realizaram na manhã
de sábado (22/03) no Calçadão Tancredo Neves, das 9h ás 12hs, varias atividades
em comemoração ao dia Mundial da Água. Foram
montados estandes nos três quarteirões do Calçadão pelos parceiros que passaram
informações valiosas sobre a água à população, em especial o público infantil.
Expuseram trabalhos e projetos: Prefeitura, Sabesp, 37° BIL, Corpo de
Bombeiros, Defesa Civil, IAL, Unimed e AMUL, Centro de Educação Ambiental,
Controle de Vetores, Casa de Cultura e Cidadania, AES Tietê, Transbrasiliana,
UNILINS, NEOAmbient, JBS – BR 153, Centro de Ressocialização, IEP, E.E. Prof.
Octacílio Sant’Anna, E.E Pe. Eduardo Rebouças de Carvalho, E.E. Prof. Dorival
Calazans Luz, E.E. 21 de Abril, ONG SOS Rio Dourado e ETEC Paula Souza.
A Banda de música do 37° BIL emocionou o público que visitou os estandes. Percorrendo todo o calçadão tocou clássicos da música popular brasileira. Por volta das 10h, houve solenidade em frente ao estande da Sabesp com execução dos hinos Nacional e a Lins pela banda, pronunciamento dos representantes da Prefeitura e Sabesp e a presença dos parceiros expositores.
A Banda de música do 37° BIL emocionou o público que visitou os estandes. Percorrendo todo o calçadão tocou clássicos da música popular brasileira. Por volta das 10h, houve solenidade em frente ao estande da Sabesp com execução dos hinos Nacional e a Lins pela banda, pronunciamento dos representantes da Prefeitura e Sabesp e a presença dos parceiros expositores.
O Prefeito Edgar de Souza, o diretor de Sistemas Regionais
da Sabesp, Luiz Paulo de Almeida Neto e o Superintendente da Unidade de Negócio
Baixo Tietê e Grande da Sabesp, Antonio Rodrigues da Grela Filho, prestigiaram
o evento, visitando os estandes.
A programação do
Dia Mundial da Água acontece desde o dia 14/3, quando houve o lançamento da
programação, na Casa Ecológica da Sabesp (PIT) com a presença de cerca de 500
pessoas. A programação conta com a participação de
60 parceiros entre empresas, escolas, entidades e imprensa e vai até o
dia 30 de março. Nos próximos dias ainda acontece: Hoje (24):
visita de alunos na JBS-BR153; palestra pela Sabesp na Fundação Gil Pimentel
Moura; 1º Fórum de Proteção às Águas - ONG SOS Rio Dourado e parceiros; 25:
plantio de árvores no entorno das escolas de Lins com alunos e funcionários;
palestra na Escola Calazans pela Sabesp; Dia de Lazer na Praça
Jonas Prudêncio (Praça do Saneamento) com serviços à comunidade às 16h;
26: Concurso Cultural “Faça a Diferença” – JBS-BR-153; Flash Móbile sobre uso
consciente da água no Crebim e Associação Linense de Cegos pela Casa de Cultura
e Cidadania. 27:evento no Horto Florestal e Fundação Casa – Casa Vitória Régia;
29: encerramento na EMEF João Alves da Costa (CAIC) com revitalização da área
verde do espaço e no dia 30: seminário distrital de resíduos no
Unisalesiano, realizado pelo Rotary Club de Lins.
VÍDEO DO EVENTO |
sexta-feira, 14 de março de 2014
José Paulo Paes
Raridade
A arara
é uma ave rara
pois o homem não pára
de ir ao mato caçá-la
para a pôr na sala
em cima de um poleiro
onde ela fica o dia inteiro
fazendo escarcéu
porque já não pode voar pelo céu.
E se o homem não pára
de caçar arara,
hoje uma ave rara,
ou a arara some
ou então muda seu nome
para arrara.
REPORTAGEM: GOVERNO RECUSA EM APOIAR A OLÍMPIADA BRASILEIRA DE BIOLOGIA
Olimpíada de Biologia não receberá verbas do CNPq, o que
inviabilizará sua realização em 2014.
Por Thais Paiva
Na contramão dos diversos eventos espalhados pelo País que
incentivam os alunos a participar de testes de conhecimentos em diversas áreas,
a Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) pode não acontecer em 2014. O Conselho
Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão que
financiava cerca de 80% do evento, não aprovou a destinação de verbas para a
décima edição da prova. A alegação é de que a prova não é uma prioridade ante
outros projetos.
“Biologia não é prioridade, o que é um absurdo. Logo, não é
de se estranhar que o Brasil esteja tão mal posicionado nos índices
internacionais de educação e ciências, como o Pisa (Programa de Avaliação
Internacional de Alunos)”, afirma Leila Macedo, presidente da Associação
Nacional de Biossegurança (ANBio), entidade sem fins lucrativos que integra a
coordenação da Olimpíada.
Prevista para acontecer entre abril e outubro deste ano, a
Olimpíada Brasileira de Biologia é destinada aos estudantes do Ensino Médio de
escolas públicas e privadas e tem como objetivo fomentar o interesse em
biologia e estreitar a relação entre universidades e escolas. Os dez estudantes
mais bem classificados viajam até o Rio de Janeiro, onde está localizada a
ANBio, para um treinamento prático em laboratórios de universidades parceiras.
O conhecimento é exigido nas Olimpíadas Internacional e Ibero-Americana de
Biologia, que acontecerão este ano na Indonésia e no México, respectivamente.
Nelas, as etapas práticas correspondem a 40% da nota final do aluno.
Em resposta enviada pela Coordenação de Comunicação Social,
o CNPq diz reconhecer a fundamental importância da área de biologia e que a
seleção de propostas de olimpíadas científicas é analisada por um comitê
integrado por pesquisadores especialistas da área de Divulgação e Popularização
da Ciência.
Ainda segundo o comunicado, cada proposta é analisada de
acordo com critérios, tais como qualificação da equipe executora e experiência
na organização de competições similares, abrangência territorial da competição,
maior número de participantes em potencial e possibilidade de inserção dos
vencedores em competições internacionais, além de uma avaliação em comparação
com as demais propostas submetidas.
“No julgamento ocorrido em dezembro de 2013, a proposta da X
Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) recebeu parecer favorável, ficando na
11ª posição no ranking das propostas recomendadas. No entanto, tendo em vista
limitações orçamentárias, foram apoiadas as oito primeiras colocadas”,
justifica o órgão.
Para Juliana Pacheco, coordenadora de Biologia do Sistema
Elite Rio, os alunos serão os maiores prejudicados caso a OBB 2014 não
aconteça. “O objetivo da olimpíada é aproximá-los do ambiente universitário,
das pesquisas, da parte prática, pois são poucos os colégios brasileiros que
contam com a infraestrutura de laboratórios de Biologia, e a OBB possibilita
esse contato”, explica.
A coordenadora lamenta a falta de investimento, já que
estimula seus alunos a participar da competição. “Levamos a competição bem a
sério. Realizamos um acompanhamento com os estudantes interessados, oferecendo
exercícios focados na provas, entre outras atividades”, conta.
Para esta edição, apenas a Fundação de Amparo à Pesquisa do
Estado do Rio de Janeiro (Faperj) aprovou o projeto, comprometendo-se a doar 30
mil reais. “Até agora não recebemos nada e não há previsão de quando vamos
receber tal recurso”, diz Leila. Além disso, a quantia auxilia, mas não chega
perto do orçamento necessário para a realização do evento, algo em torno de 200
mil reais. “Isso não dá nem para chegar até o treinamento no Rio e muito menos
para participar da Olimpíada Internacional e da Ibero-Americana. Cada passagem
para a Indonésia custa em torno de 10 mil reais. São quatro alunos competidores
mais dois professores orientadores. Isso sem contar hospedagem e outros gastos.
Portanto, se o CNPq não reverter essa decisão, não teremos a OBB em 2014.”
Para José Carlos Pelielo, professor adjunto do Instituto de
Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-Uerj) e integrante da delegação
brasileira nas olimpíadas internacionais, o desempenho dos alunos brasileiros
lá fora tem melhorado a cada ano. Em dez anos de participação, o Brasil
conquistou cerca de 30 medalhas internacionais. “Na última Olimpíada
Internacional de Biologia, realizada na Suíça, o Brasil levou duas medalhas de
bronze e uma de prata, a melhor colocação já conquistada. No ano passado, para
se ter uma ideia, o evento mobilizou a participação de mais de 50 mil alunos”,
conta.
Segundo Pelielo, que também participa da preparação das
provas teóricas e das atividades práticas da OBB, sem o investimento será
impossível realizar o treinamento prático no Rio e participar das competições
internacionais. “É uma pena, pois a olimpíada é um incentivo para trazer alunos
do Ensino Médio para a área de ciências e tecnologia”, afirma.
Para Leila, é difícil compreender a decisão, já que o apoio
para as Olimpíadas de Física, Matemática, Astronomia e Química foi contemplado
pelo órgão. “A Olimpíada de Matemática, para se ter uma ideia, recebe uma verba
na ordem de milhões de reais e o máximo que nós já recebemos foi 150 mil”,
explica.
Ela acredita que há um equívoco diante da importância da
competição. “A Olimpíada possibilita não só o desenvolvimento intelectual do
aluno, como também o incentiva a seguir uma carreira científica no futuro. Isso
tem um impacto direto no desenvolvimento tecnológico e científico do País, pois
são esses adolescentes os profissionais de amanhã. Se não investirmos na área,
estamos fadados a ver esses ‘cérebros’ saírem do País”, afirma.
quarta-feira, 12 de março de 2014
SECRETARIA
MUNICIPAL DE SAÚDE
NOTA-
DENGUE
A secretaria Municipal de Saúde, por meio da Divisão de Vigilância
Epidemiológica e Equipe de Controle de Vetores informa que foram confirmados
sete casos de Dengue em Lins neste ano, sendo, todos os casos autóctones, ou
seja, contraído no próprio município de residência. Portanto, até o presente
momento, foram notificados 45 casos suspeitos, sendo 28 negativos, 07 positivos
e 10 aguardam resultado.
Ressaltamos que as Equipes de Agentes de controle de Vetores e Agentes
comunitários de Saúde estão desenvolvendo as ações de bloqueio e redução de
possíveis criadouros, atuando nos Bairros onde foi confirmada a doença e nesta
semana será iniciado os trabalhos no Bairro do Ribeiro. Portanto, está sendo
solicitado que recebam bem os agentes, acatando as orientações por eles
passadas.
Informamos que o trabalho preventivo de educação e divulgação faz-se
necessário. Reforçamos o alerta de que é fundamental ficarmos atentos aos
sinais e sintomas da dengue, por isso, ao apresentar febre e mais dois dos
seguintes sintomas: dor no fundo dos olhos, dor de cabeça, dores musculares e
nas articulações, vômito, diarreia, manchas avermelhadas na pele, deve-se
procurar a Unidade de Saúde mais próxima para realização de diagnóstico e tratamento
oportuno, possibilitando, dessa forma, agilização do atendimento, bem como
melhor direcionamento das ações de controle, na tentativa de conter a transmissão
da doença.
Maiores
informações (14) 3533 - 4250 ramal 4413.
Enfª
Mariana Batelochi S. Rozeno
diretora
da Vigilância Epidemiológica
SESA
- Lins
sábado, 8 de março de 2014
DIA DA MULHER 2014
O mundo é feito por diversos tipos de mulheres:
Mulheres que curam com a força do seu amor...
Mulheres que aliviam dores com a sua compaixão...
Mulheres que cantam o que a gente sente...
Mulheres que escrevem o que a gente sente...
Mulheres glamourosas...
Mulheres maravilhosas...
Mulheres que nos fazem rir...
Mulheres batalhadoras...
Mulheres talentosas.
O Mundo também é feito por outros tipos de mulheres,
nem tão conhecidas ou famosas...
Mulheres que deixam para trás tudo o que têm,
em busca de uma vida nova...
Mulheres que, todos os dias, encontram-se diante
de um novo começo...
Mulheres que sofrem diante das injustiças...
Mulheres que sofrem diante de perdas inexplicáveis...
Mães amorosas...
Mulheres que se submetem a duras regras...
Mulheres que se perguntam qual será o seu destino...
Mulheres que têm escritos na face todos os dias de sua vida.
TODAS, mulheres especiais...
Todas, mulheres tão bonitas quanto qualquer Estrela,
porque lutam todos os dias para fazer do Mundo um lugar
melhor para se viver.
Com carinho,
Miyoko Tanji
Dirigente Regional de Ensino
Março /2014
COMUNICADO CONJUNTO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E SECRETARIA DA SAÚDE
A vacina contra o HPV será incluída no
calendário básico de vacinação para as adolescentes com 11, 12 e 13 anos de
idade de todo o país, sendo que o lançamento oficial da Campanha Nacional será
no dia 10 de março.
No Estado de São Paulo a população nessa faixa
etária é de 1.010.397 adolescentes, entre os quais cerca de 50% estudam em
escolas da rede estadual.
As Secretarias de Estado da Educação e da
Saúde são parceiras em diversas ações, sempre com muito êxito. No presente
momento, faz-se necessário incluir na agenda conjunta, a vacinação contra o vírus HPV, visando atingir a maior
cobertura vacinal possível. Nesse sentido, contamos com o efetivo engajamento
das Equipes na realização das atividades elencadas:
-
divulgação aos pais e alunos sobre a importância da vacinação,
utilizando para isso os espaços de comunicação habituais, como reuniões, com o
compromisso de comparecimento das equipes de vigilância em saúde para os
devidos esclarecimentos, sempre que necessário;
quarta-feira, 5 de março de 2014
segunda-feira, 3 de março de 2014
POEMA
O que vivemos hoje, fará o nosso amanhã
...
Errar é parte da jornada, mas encontrar e
reconhecer nossos erros faz parte do desafio...
Na vida, os mais importantes são os
momentos simples que vivemos. Deles, fazem parte às verdadeiras emoções...
Olhar o sol, sentir o cheiro da terra após a chuva, ouvir o canto de um
pássaro, uma borboleta que pousa em uma flor, o céu pintado de púrpura ao
anoitecer, a primeiro estrela que surge... Há quanto tempo você não enxerga
essas pequeninas coisas?
Nosso tempo é curto e espreitado nesse
espaço que chamamos de Terra... Viver o tempo da melhor maneira possível, com
amor e sabedoria, é o mínimo que podemos fazer por essa dádiva divina que é a
Vida ...
sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014
CREPÚSCULO SERTANEJO (Castro Alves)
A tarde morria! Nas águas barrentas
As sombras das margens deitavam-se
longas;
Na esguia atalaia das árvores secas
Ouvia-se um triste chorar de
arapongas.
A tarde morria! Dos ramos, das lascas,
Das pedras, do líquen, das heras, dos
cardos,
As trevas rasteiras com o ventre por
terra
Saíam, quais negros, cruéis leopardos.
A tarde morria! Mas funda nas águas
Lavava-se a galha do escuro ingazeiro…
Ao fresco arrepio dos ventos cortantes
Em músico estalo rangia o coqueiro.
Sussurro profundo! Marulho gigante!
Talvez um — silêncio!… Talvez uma —
orquestra…
Da folha, do cálix, das asas, do
inseto…
Do átomo — à estrela… do verme — à [floresta!…
As garças metiam o bico vermelho
Por baixo das asas, — da brisa ao
açoite —;
E a terra na vaga de azul do infinito
Cobria a cabeça co’as penas da noite!
Somente por vezes, dos jungles das
bordas
Dos golfos enormes, daquela paragem,
Erguia a cabeça surpreso, inquieto,
Coberto de limos — um touro selvagem.
Então as marrecas, em torno boiando,
O vôo encurvavam medrosas, à toa…
E o tímido bando pedindo outras praias
Passava gritando por sobre a canoa!…
quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014
sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014
UM DIA NA ESCOLA DO MEU FILHO
O evento pretende aproximar ainda mais a comunidade da vida escolar dos estudantes. Na primeira edição de 2014, o tema central é a participação das famílias no combate a um dos principais gatilhos dos conflitos escolares: o bullying.
terça-feira, 11 de fevereiro de 2014
PROJETO CURRÍCULO +
O Projeto Currículo+,
iniciativa integrante do Programa Novas Tecnologias – Novas Possibilidades da Secretaria da Educação do Estado de São
Paulo desdobra-se a partir da disponibilização de uma plataforma de sugestões
de conteúdo digital (vídeos, animações, jogos digitais, simuladores,
infográficos e áudios) como recurso pedagógico complementar, selecionados
segundo o Currículo do Estado de São Paulo por meio de um processo contínuo de
construção coletiva com educadores da Rede.
Objetivos:
· Oferecer ao professor recursos
pedagógicos digitais e formação na utilização destes recursos para complementar
o desenvolvimento da sua aula e aprimorar a sua prática;
· Tornar o processo de ensino e
de aprendizagem em sala de aula mais diversificado, dinâmico e personalizado;
· Disponibilizar ao aluno
conteúdo digital para apoiar, recuperar ou complementar seus estudos,
individualmente ou com o auxílio do professor.
Abrangência:
Todos os Ciclos escolares e disciplinas correspondentes ao
Currículo do Estado de São Paulo estão contemplados no Currículo+, inclusive
Educação Especial.
· Conteúdo de acesso gratuito
(copyright ou licença “aberta”), selecionados pela Rede Estadual de Ensino de
São Paulo. Neste caso, os links de origem (endereço web) dos conteúdos são
indicados na plataforma, e o acesso ocorrerá na fonte de origem do objeto
digital de aprendizagem;
· Conteúdo construído por
educadores (ou alunos) da rede;
· Conteúdo produzido e/ou
contratado pela/para ou cedido para a Secretaria por terceiros.
· Os conteúdos digitais poderão
estar tanto em formato interativo como estático.
Quem selecionou os Conteúdos:
As sugestões, sempre com o caráter de “recurso pedagógico
complementar”, são realizadas por uma equipe de “assistentes de seleção de
conteúdo digital”. Esta equipe é formada por Professores Coordenadores do
Núcleo Pedagógico (PCNP) da Rede de Ensino Estadual de São Paulo, selecionados,
formados e acompanhados pela Secretaria da Educação ao longo da realização do
trabalho. Demais educadores da Rede (como por exemplo, professores em sala de
aula), alunos, ou outros usuários da plataforma, poderão recomendar conteúdos
para análise da equipe responsável pelas sugestões de conteúdo. Cada PCNP, ao
participar do projeto, assume a responsabilidade pelas suas sugestões de conteúdo
(o nome do profissional que sugere o conteúdo é indicado na ficha técnica do
objeto). Qualquer atuação não condizente com as diretrizes do projeto será
analisada pela Secretaria da Educação e os devidos encaminhamentos serão
realizados pela Pasta.
Endereço de acesso é:
Assinar:
Postagens (Atom)