segunda-feira, 14 de setembro de 2020

ATPC/CN_17.09.2020_FOCO NA FÍSICA_FORÇAS GRAVITACIONAIS

 

OBJETIVOS E ATIVIDADES:

 

1.        Desenvolver atividades com abordagem investigativa (envolvendo a proposta de situações-problema, levantamento de conhecimentos prévios, elaboração de hipóteses iniciais...), tendo objetos de conhecimento da Física como modelo.

2.        Promover a possibilidade de aplicação desse modelo nas aulas da Ciências da Natureza.

3.        Serão trabalhadas habilidades do 3º Bimestre de Ciências da Natureza, componente curricular Física da 1ª Série do Ensino Médio.

4.        Para tanto, usaremos as ferramentas digitais: Teams; PowerPoint; Padlet, Poll Everywhere e Phet.

 

IMPORTANTE:

 

Antes da ATPC: deixe o notebook/CPU aberto com o aplicativo do TEAMS já disponível, no canal geral.

 

Durante a ATPC: como estamos no ambiente virtual, precisamos de alguns combinados:

·        Mantenha seu microfone desligado e use o CHAT para pedir a palavra;

·        Se possível deixe o CPU/Notebook ligado ao cabo, para ter uma boa velocidade de conexão;

·        No ambiente virtual, ao vivo, pode haver instabilidades, tenha paciência.

 

OBS.:  - Materiais necessários para o desenvolvimento de atividade prática durante a ATPC:

                - 1 Caderno

                - 1 Livro de qualquer asssunto

                - Folha sulfite (ou folha de caderno)

 

Ao final ATPC: participe da avaliação pelo LINK:

 

https://forms.gle/JHrrthhrF4eT7P3DA

 

 

 

 

              

Referências:

 

ü SPFE EM – Caderno do Aluno - 1ª Série EM – 3º Bimestre.

ü SPFE EM – Caderno do Professor - Ciencias Natureza 3º Bim - 1ª série.

ü Proposta curricular Ciências da Natureza. - São Paulo.

ü BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC, 2017. Disponível

em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 6 fev. 2020.

ü CUNHA, Rodrigo Bastos. “Alfabetização Científica ou Letramento Científico? interesses

envolvidos nas interpretações da noção de Scientific Literacy”. Revista Brasileira de

Educação, v. 22, n. 68, jan./mar. 2017. Disponível em:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000100169.

Acesso em: 13 abr. 2020.

ü SANTOS, Wildson Luis Pereira dos. “Educação científica na perspectiva de letramento

como prática social: funções, princípios e desafios”. Revista Brasileira de Educação, v. 12,

n. 36, set./dez. 2007. Disponível em:http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n36/a07v1236.pdf. Acesso em: 13 abr. 2020.

ü    SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista. São Paulo: SEE, 2019. Disponível em https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wpcontent/uploads/sites/7/2019/09/curriculo-paulista-26-07.pdf. Acesso em: 13 abr. 2020.

 

 

Forte abraço, nos encontramos na quinta, às 9h15 no dia 17.09.2020


Nenhum comentário:

Postar um comentário