quarta-feira, 29 de julho de 2020

ATPC/CN_30.07.2020_ VAMOS FALAR DE LETRAMENTO CIENTÍFICO

OBJETIVOS E ATIVIDADES:

 

1.      O Letramento Científico é um compromisso do Currículo Paulista; envolve a capacidade de compreender e interpretar o mundo (natural, social e tecnológico) sob a perspectiva das ciências da natureza, mas também de transformá-lo com base nos aportes teóricos e processuais das ciências. O desenvolvimento do Letramento Científico ocorre por meio das competências específicas e habilidades.

2.     Discutir o conceito de Letramento Científico na perspectiva do Currículo Paulista.

3.      Analisar as possibilidades de aplicação deste conceito nas aulas da Ciências da Natureza.

4.     Para tanto, usaremos as ferramentas digitais: sway, kahoot, mentimeter e lucidchart.

IMPORTANTE:

 

Antes da ATPC: deixe o notebook/CPU aberto com o aplicativo do TEAMS já disponível, no canal geral.

 

Durante a ATPC: como estamos no ambiente virtual, precisamos de alguns combinados:

·        Mantenha seu microfone desligado e use o CHAT para pedir a palavra;

·        Se possível deixe o CPU/Notebook ligado ao cabo, para ter uma boa velocidade de conexão;

·        No ambiente virtual, ao vivo, pode haver instabilidades, tenha paciência.

 

Ao final ATPC: participe da avaliação pelo LINK:

                                https://bit.ly/3fMyamp

 

 

Referências:

ü  BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC, 2017. Disponível

em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 6 fev. 2020.

ü  CUNHA, Rodrigo Bastos. “Alfabetização Científica ou Letramento Científico? interesses

envolvidos nas interpretações da noção de Scientific Literacy”. Revista Brasileira de

Educação, v. 22, n. 68, jan./mar. 2017. Disponível em:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000100169.

Acesso em: 13 abr. 2020.

ü  SANTOS, Wildson Luis Pereira dos. “Educação científica na perspectiva de letramento

como prática social: funções, princípios e desafios”. Revista Brasileira de Educação, v. 12,

n. 36, set./dez. 2007. Disponível em:http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n36/a07v1236.pdf. Acesso em: 13 abr. 2020.

ü  SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista. São Paulo: SEE, 2019.

Disponível em https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wpcontent/uploads/sites/7/2019/09/curriculo-paulista-26-07.pdf. Acesso em: 13 abr. 2020.

 

Para saber mais:

 

     I.        Para ampliação do conhecimento, sugerimos  visitem o site do Instituto Brasileiro de Letramento Científico (IBLC). Entre suas atividades, o IBLC divulga o Indicador de Letramento Científico, um estudo realizado com o objetivo de determinar diferentes níveis de domínio das habilidades de letramento no uso da linguagem e dos conceitos do campo da ciência no cotidiano dos brasileiros.

    II.        Resumo executivo do Indicador de Letramento Científico do IBLC.

  III.        SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista. São Paulo: SEE, 2019.

 

Forte abraço, nos encontramos na quinta, às 10h no dia 30.07.2020

 


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