OBJETIVOS E ATIVIDADES:
1.
Procuraremos apresentar a investigação científica
como um compromisso do CP para o ensino das Ciências da Natureza, tendo como
foco também o aprender a aprender. Iniciaremos a ATPC retomando a atividade que
foi proposta no final da ATPC anterior, para tanto faremos:
2.
Conversa
inicial com as respostas obtidas da
situação – problema da HQ: pensamento científico; e demais questões abordadas
na avaliação.
3.
Sessão de estudos – Quais conteúdos envolvidos na problemática?
Como ensinar esse conteúdo? Quem é meu publico? Como ele aprende?
4.
Avaliação do encontro.
IMPORTANTE:
Antes da ATPC: deixe o notebook/CPU aberto com o
aplicativo do TEAMS já disponível, no canal geral. Clique na
faixa azul da reunião agendada ás 9h30.
aplicativo do TEAMS já disponível, no canal geral. Clique na
faixa azul da reunião agendada ás 9h30.
Durante a ATPC: como estamos no ambiente virtual, precisamos de alguns combinados:
- ·
Mantenha seu microfone desligado e use o CHAT para
pedir a palavra;
- ·
Se possível deixe o CPU/Notebook
ligado ao cabo, para ter uma boa velocidade de conexão;
- · No ambiente virtual, ao vivo, pode haver instabilidades, tenha paciência.
TODOS OS MATERIAIS USADOS DURANTE O ATPC FICAM ARMAZENADOS NO AMBIENTE
TEAMS - EQUIPE CIÊNCIAS DA NATUREZA – ARQUIVOS – PASTA DE ATPC. ALÉM DE
DISPONIBILIZARMOS NOS BLOGS E E-MAILS.
Forte abraço,
nos encontramos na quinta, às 9h30 no dia 21.05.2020
Para saber mais:
·
A disseminação dos três momentos pedagógicos: um estudo sobre práticas
docentes na região de Santa Maria/RS.
Tese de doutorado de Cristiane Muenchen. Na p. 204, a autora discute: “Qual o
significado da problematização para os professores? As práticas docentes
problematizam ou perguntam?”.
SOUZA, Carolina; PIETROCOLA, Maurício; FAGIONATO, Sandra. Tempo de
Ciências, 7o ano. 4ª. ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário