Convidamos gestores e professores da
rede para participarem do VI Encontro Científico e Simpósio de Educação do
UniSALESIANO que ocorrerá entre os dias 02 e 06 de outubro de 2017 e que haverá
isenção total da taxa de inscrição do evento.
Para efetuar a inscrição é
necessário apenas responder o formulário no link abaixo até o dia 14/09.
https://goo.gl/forms/G4ZdSdfqKLsmUVIl1
Resumo:
Há décadas temos acompanhado o aumento de conflitos de diferentes naturezas, não somente nas Unidades Escolares, mas na sociedade como um todo. Contudo, há uma consciência que vem se ampliando de que o investimento somente em ações punitivas não tem sido eficientes. Assim, vêm surgindo a necessidade de ações preventivas e restaurativas nos ambitos da Educação, Poder Judiciário e Poder Público. Diante deste contexto, pensando na prevenção e restauração das relações e tendo em vista a necessidade constante de aperfeiçoamento dos profissionais, principalmente os que atuam no atendimento das demandas escolares, propõe-se a realização de Oficinas como metodologia de trabalho para vivencias de Práticas Restaurativas com objetivo de refletir sobre a importância das formas pacíficas de resolução de conflitos e ainda trabalhar com valores fundamentais para a convivência humana. Com este trabalho tem-se a expectativa de contribuir para a mudança da lógica retributiva para a restaurativa na prevenção e resolução de conflitos.
Resumo:
O minicurso tem por objetivo compreender a importância do desenvolvimento das competências socioemocionais na sala de aula desde os Anos Iniciais. Desde o início do período Moderno e o surgimento do paradigma da racionalização a sociedade ocidental está extremamente ligada aos aspectos científicos, elevando a razão a níveis máximos, deixando de lado, muitas vezes, aspectos socioemocionais. Atualmente, entende-se que o desenvolvimento dessas competências também se dá no espaço escolar e que o professor pode contribuir muito nesses aspectos. Por meio de reflexões, vivências e relatos, tratar-se-á de como essas competências sociais e emocionais podem ser desenvolvidas na prática e dia a dia da sala de aula.
Resumo:
O mini-curso tem como objetivo abordar a principal resolução vigente sobre Educação Ambiental e aspectos relacionados à Matriz Energética, no que diz respeito: à produção de energia e desenvolvimento; à classificação quanto à fonte de energia e a busca pela sustentabilidade energética através da produção de conhecimento do conceito de Energia Limpa. Esta discussão será realizada tendo como ponto de partida as experiências vividas no desenvolvimento do Projeto EcoDesafios realizado pela Diretoria de Ensino a partir do ano de 2013. A partir desta vivência ocorrerá um estudo sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental e como colocá-las em práticas e, também, sobre as principais Fontes Energéticas Brasileiras e seus impactos, sejam eles positivos ou negativos. Os resultados esperados é que o cursistas sejam fortalecidos nas ações de Educação Ambiental, podendo assim, definir as várias maneiras de desenvolver pesquisa na área de Educação Ambiental tendo como Tema as Matrizes Energéticas.
Título A NECESSIDADE DO USO DAS PRÁTICAS
RESTAURATIVAS NO CONTEXTO ESCOLAR
Valéria Cristina Brumati Dugaich
Data: 05/10/2017 - Horário: das 19:30 às 22:30
Valéria Cristina Brumati Dugaich
Data: 05/10/2017 - Horário: das 19:30 às 22:30
Resumo:
Há décadas temos acompanhado o aumento de conflitos de diferentes naturezas, não somente nas Unidades Escolares, mas na sociedade como um todo. Contudo, há uma consciência que vem se ampliando de que o investimento somente em ações punitivas não tem sido eficientes. Assim, vêm surgindo a necessidade de ações preventivas e restaurativas nos ambitos da Educação, Poder Judiciário e Poder Público. Diante deste contexto, pensando na prevenção e restauração das relações e tendo em vista a necessidade constante de aperfeiçoamento dos profissionais, principalmente os que atuam no atendimento das demandas escolares, propõe-se a realização de Oficinas como metodologia de trabalho para vivencias de Práticas Restaurativas com objetivo de refletir sobre a importância das formas pacíficas de resolução de conflitos e ainda trabalhar com valores fundamentais para a convivência humana. Com este trabalho tem-se a expectativa de contribuir para a mudança da lógica retributiva para a restaurativa na prevenção e resolução de conflitos.
Título AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS E
A PRÁTICA EM SALA DE AULA: UMA RELAÇÃO INTENCIONAL
Amanda Giacon Parra e Suelen dos Santos Andreu
Data: 05/10/2017 - Horário: das 19:30 às 22:30
Amanda Giacon Parra e Suelen dos Santos Andreu
Data: 05/10/2017 - Horário: das 19:30 às 22:30
Resumo:
O minicurso tem por objetivo compreender a importância do desenvolvimento das competências socioemocionais na sala de aula desde os Anos Iniciais. Desde o início do período Moderno e o surgimento do paradigma da racionalização a sociedade ocidental está extremamente ligada aos aspectos científicos, elevando a razão a níveis máximos, deixando de lado, muitas vezes, aspectos socioemocionais. Atualmente, entende-se que o desenvolvimento dessas competências também se dá no espaço escolar e que o professor pode contribuir muito nesses aspectos. Por meio de reflexões, vivências e relatos, tratar-se-á de como essas competências sociais e emocionais podem ser desenvolvidas na prática e dia a dia da sala de aula.
Título EDUCAÇÃO AMBIENTAL SOB A
PERSPECTIVA ARISTOTÉLICA DOS 4 ELEMENTOS DA NATUREZA - FOGO
Luisa Fernanda Martinez Peña e Sandra Borges Terao
Data: 05/10/2017 - Horário: das 19:30 às 22:30
Luisa Fernanda Martinez Peña e Sandra Borges Terao
Data: 05/10/2017 - Horário: das 19:30 às 22:30
Resumo:
O mini-curso tem como objetivo abordar a principal resolução vigente sobre Educação Ambiental e aspectos relacionados à Matriz Energética, no que diz respeito: à produção de energia e desenvolvimento; à classificação quanto à fonte de energia e a busca pela sustentabilidade energética através da produção de conhecimento do conceito de Energia Limpa. Esta discussão será realizada tendo como ponto de partida as experiências vividas no desenvolvimento do Projeto EcoDesafios realizado pela Diretoria de Ensino a partir do ano de 2013. A partir desta vivência ocorrerá um estudo sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental e como colocá-las em práticas e, também, sobre as principais Fontes Energéticas Brasileiras e seus impactos, sejam eles positivos ou negativos. Os resultados esperados é que o cursistas sejam fortalecidos nas ações de Educação Ambiental, podendo assim, definir as várias maneiras de desenvolver pesquisa na área de Educação Ambiental tendo como Tema as Matrizes Energéticas.
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