Leia com muito cuidado o que a questão está pedindo.
Leia a questão por inteiro antes de respondê-la.
Após ler a questão
inteira, pense na resposta antes de ler
as alternativas.
Leia todas as alternativas antes de escolher
uma delas.
Elimine as alternativas que são claramente incorretas.
Escolha apenas uma alternativa.
Grife palavras como "correto" ou "incorreto" no enunciado, evitando, assim, uma confusão na hora da resposta.
Quando há textos na questão, sublinhe, em cada parágrafo, a ideia mais importante ou circule a ideia central. Não esquecer que o título é fundamental para perceber do que o texto vai tratar.
Questões com as
palavras "em geral é", "predominantemente é",
"em regra é" ou "pode ser",
tendem estar corretas.
Alternativas que
indicam ordem, como "nunca é", "obrigatoriamente
é", "não pode ser", tende a ser
incorretas.
Cuidado! Uma alternativa
pode conter uma parte correta e outra incorreta, antes ou depois da vírgula que
separa ou completa uma ideia, tornando-a inválida.
Ilustrações, gráficos, tabelas,
mapas
não são “meramente ilustrativas”, mas são
essenciais para o entendimento do item, portanto observe-os e faça a leitura
verbal e não verbal.
Em questões de matemática, o
entendimento do enunciado faz toda a diferença. Separe as frases do enunciado, grife o que está sendo pedido e siga
os passos.
Analise as alternativas e relacione-as com o que está sendo pedido.
Faça
os cálculos em um rascunho ou na
própria prova. Tente mais de uma possibilidade, mas não se esqueça de que a
resposta é uma só.
Resolva
os problemas por etapas.
Tente
relacionar os problemas de
matemática com algo do seu cotidiano.
SOBRE TESTES DE MÚLTIPLA ESCOLHA:
Como
o teste de múltipla
escolha é um gênero de texto, a
familiaridade com este tipo de gênero pode ser um fator que contribua
para que os alunos possam demonstrar as habilidades que efetivamente
construíram, nos diferentes componentes curriculares, quando participam de
avaliações como a Prova Brasil, O Saeb ou o SARESP. ...
Não se trata de ‘ treinar’ os alunos
para resolver itens; mas sim de estimular os professores a discutir com seus
alunos a solução de questões de múltipla escolha para exemplificar como se
solucionam determinadas situações-problema. Esse tipo de atividade é importante
não apenas como estratégia de avaliação, mas como recurso de aprendizagem, pois
pode oferecer aos alunos condições para que avancem no processo de traduzir
adequadamente as perguntas dos itens, formulem hipóteses explicativas de como respondê-las e verifiquem possíveis respostas até se
definir pela que atende à solicitação do enunciado.” (Relatório Pedagógico -
SARESP 2010, CNT, p.199)
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