terça-feira, 26 de janeiro de 2016

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Mobilização contra a Dengue

Tendo em vista o verão chuvoso e o aumento dos riscos, a mobilização deve continuar, e a escola tem papel importante, pois conta com o potencial multiplicador de estudantes junto às famílias.

Mantém-se a orientação para que os gestores: 1) agendem vistorias com as Regionais da SUCEN (ou SUVIS - Supervisões de Vigilância em Saúde, no caso do Município de São Paulo); e 2) no período que antecede as aula, realizem ações de conservação do prédio escolar e suas dependências, observando as recomendações preconizadas pela SUCEN.

Para contribuir para o planejamento e desenvolvimento de ações preventivas que atendam as diferentes regiões, reencaminhamos o cartaz Dengue 2015 e a apresentação da SUCEN sobre a situação epidemiológica e de infestação do mosquito no estado de São Paulo.

Estas e outras informações contidas nos links abaixo poderão contribuir para o planejamento de ações a serem desenvolvidas em suas regiões.

Plano de Controle da Dengue – HTTP://www.cve.saude.sp.gov.br/htm/zoo/pdf/dengue13_Plano2013-2014.pdf

SUCEN – HTTP://www.saude.sp.gov.br/sucen-superintendencia-decontrole-de-endemias

Centro de Vigilância Epidemiológica – HTTP://www.cve.saude.sp.gov.br/htm/cve_dengue.html

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Educação envolve professores, alunos e pais em iniciativa que estimula o diálogo para combater conflitos no ambiente escolar


Atuar na prevenção do bullying nas mais de cinco mil escolas da rede estadual é o objetivo da iniciativa “Chega de Bullying: Não Fique Calado” desenvolvida pela Secretaria da Educação em parceria com o canal Cartoon Network. A campanha é realizada desde 2011 e incentiva a adoção de práticas que lidem com este comportamento.
A equipe do Sistema de Proteção Escolar, responsável por promover ações que previnam conflitos em escolas da rede, capacitou professores incentivando o desenvolvimento de projetos que transmitam a mensagem de combate ao bullying.
Após as formações, os educadores receberam kits com sete publicações tendo como público-alvo estudantes dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio, além de docentes, pais e gestores de instituições educativas. As apostilas foram pensadas para tornar o material atrativo e divertido. Especialistas no assunto elaboraram o conteúdo com ilustrações, exercícios e jogos.
No site da campanha é possível baixar todas as apostilas e assinar um manifesto, assumindo o compromisso de acabar com o bullying. O pacto tem como meta atrair a participação de jovens e adultos de toda a América Latina.

Com projeto sustentável, escola vence Prêmio Gestão Escolar