quarta-feira, 27 de julho de 2016

Inscrição para o curso: “Metodologia da Pesquisa Científica Educacional: Ferramenta Didática para o Ensino Fundamental e Médio”

O curso de Metodologia da Pesquisa Científica Educacional, tem o intuito de criar uma postura crítica. Procura contribuir para que o pesquisador iniciante alcance seus objetivos na pesquisa, em termos epistemológicos, tecnológicos, de ensino e de procedimentos didáticos, apresentando significativos ganhos. Tudo isso porque as atividades científicas demandam coragem, esforço e, principalmente, qualidade.
            Ementa: Conhecimento e Ciência.
            Pesquisa Científica: etapas, modalidade, coleta e análise de dados. Trabalhos Acadêmicos.
            Artigo Científico: apresentação gráfica, orientações metodológicas, estrutura.
            Delimitação da Pesquisa: tema, problema, objetivos e etapas do desenvolvimento. Informações sobre orientação do artigo.
1.             Conteúdos:
1. Introdução (1.1 Conceitos de Ciência e metodologia; 1.2 Conhecimento Científico;1.3 Tipos de Conhecimento)
2.  Métodos científicos (2.1 Conceitos; 2.2 Indução; 2.3 Dedução; 2.4 Métodos em ciências)
3. Projeto de Pesquisa
4. Trabalhos científicos (4.1 Monografias; 4.2 Artigo Cientifico; 4.3 Revisão de Literatura)
5. Formatação e Normatização dos trabalhos científicos (ABNT)

VAGAS:
40 Vagas


A seleção dos participantes será feita pela coordenação e organização do curso, ficando determinado que participarão:

Inscrição: Professores do Ensino Médio de Física, Química, Biologia e Geografia e do Ensino Fundamental de Ciências e Geografia, ambos atuando nas escolas públicas estaduais da Diretoria Regional de Ensino de Lins no ano de 2016.
Critérios de seleção: Prioridade aos docentes vinculados ao projeto EcoDesafios, que demonstrarem interesse, e assim realizarem a inscrição até a data prevista; em seguida aos professores titulares de cargo nas disciplinas do Ensino Médio de Física, Química, Biologia e Geografia e do Ensino Fundamental de Ciências e Geografia, e ainda restando vagas aos professores categoria F das disciplinas acima citadas.
Validação: A validação será feita pela Dirigente Regional de Ensino, Prof.ª Dra. Adriana Monteiro Piromali Guarizo.
Desistência: Será considerado desistente o cursista que não realizar as atividades          propostas e tiver participação inferior a 75%.  
Os interessados em participar do Curso deverão ter dispo­nibilidade para realizar as atividades presenciais e a distância em horário diferente ao horário de trabalho.

Os interessados deverão se inscrever através do link https://docs.google.com/forms/u/0/d/1NhUEQi3zFmf9AE3MhGpZCs19hr7uqLgKl0_Vujp-6ZE/edit do Google Docs que será enviado por Ofício Circular Nº 691 / 2016-GDRE para as escolas pertencentes à Diretoria de Ensino – Região de Lins ou através do site HTTP://delins.educacao.sp.gov.br, poderão também entrar em contato com o PCNP de Geografia, na DE e preencher o cadastro.

O PCNP de Geografia receberá as inscrições, incluindo os quarenta primeiros inscritos na lista de presença para o encontro inicial do curso e divulgará o local (FPTE – Fundação Paulista de Tecnologia e Educação (Av. Nicolau Zarvos, 1925 – Jardim Aeroporto CEP 16401-371 Lins/SP); a composição das turmas e o cronograma das atividades presenciais e a distância.
Período de inscrição: 01/08/2016 a 05/08/2016.
Data da divulgação das inscrições validadas: 25/07/2016 (através de Ofício Circular para as Escolas e no site da Diretoria).

Após o início do curso, se houver casos de desistência, não haverá substituição. O cursista que desistir não receberá o certificado.

Total: 40h
Composição: 16h presenciais e 24h EAD

Período de realização do curso

De: 13/08/2016 às 8h      Até: 23h59 do dia 30/09/2016

Critérios de avaliação
Para fins de certificação serão considerados dois itens:
A frequência de 75% nos encontros presenciais e nas atividades online.
No encontro presencial será contato a presença ou ausência.
As atividades online serão contabilizadas pelo envio das atividades, por e-mail ao tutor. Assim, o tutor avaliará se o cursista realizou o estudo.
Não serão contabilizadas para fins de pontuação atividades com cópia da Internet (plágio), ou que não sejam satisfatórias, pois neste caso, o tutor responderá ao e-mail do cursista solicitando para refazer a atividade.
O desempenho SATISFATÓRIO nas atividades realizadas: o resultado das atividades de cada cursista deve ser avaliado nas diversas produções delas resultantes.
Os certificados serão emitidos pela DE e são válidos para a evolução funcional.




sexta-feira, 8 de abril de 2016

quarta-feira, 6 de abril de 2016



Estão abertas as inscrições para o Programa Ecomudança!
Se o seu projeto ajuda a reduzir a emissão de gases de efeito estufa ou o consumo de água, sua iniciativa pode ser selecionada para receber recursos financeiros dos Fundos Ecomudança do Itaú, que destinam 30% de sua taxa de administração para viabilizar projetos que ajudam a reduzir os impactos das mudanças no clima.

O seu projeto também pode fazer parte dessa mudança.
Acesso o nosso edital e 
inscreva-se!
A ficha de inscrição deve ser enviada até o dia 15 de Abril, para o emailecomudanca.itau@ekosbrasil.org
Você receberá uma mensagem da Equipe Ecomudança confirmando sua inscrição!
Exibindo image001.pngExibindo image001.png

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

ORIENTAÇÕES DO MEC

 “O ministro Aloísio Mercadante fez um pedido formal de engajamento e mobilização de toda a estrutura educacional do país, que conta com aproximadamente 60 milhões de pessoas, podendo atingir facilmente um número de 150 milhões de pessoas pelas relações familiares ou muito próximas. Assim, o ministro pediu que:
1º TODOS os municípios utilizem a SEMANA PEDAGÓGICA de início de ano para fazerem uma mobilização pelo combate do Zika;
2º Que todos as Calouradas (eventos com ingressantes das universidades) tenham como tema central o combate ao Zika;
3º Que no dia 19 DE FEVEREIRO TODAS AS ESCOLAS façam uma grande mobilização pelo combate ao Zika. Foi realizado ainda alguns depoimentos de áreas que estão com ações eficazes em andamento. O pedido é para que usemos nossa criatividade e mobilizemos diretores de escola, alunos, familiares, enfim, toda a comunidade à nossa volta para os trabalhos.
O site do MEC já está com uma área específica para tratar dessa temática. É possível consultar pelo link: http://portal.mec.gov.br/zikazero/index.html
Há também um site do Ministério da Saúde com informações: www.combateaedes.saude.gov.br
Para realizar a mobilização já foram criadas cartas e disponibilizadas em formato PDF para que todos possamos imprimir e distribuir em nossos eventos. Aos alunos da Educação Infantil há uma carta direcionada à família. Anexos a esta mensagem estão os diferentes materiais disponibilizados para a campanha como folder, filipeta e cartas para diferentes públicos. Podem imprimir em suas localidades e usar.
A situação é muito séria e precisamos agir imediatamente. Atualmente não há remédio e nem tratamento contra este vírus, apenas a prevenção.
Dessa forma, peço que verifique um momento para inserir esta discussão em sua Semana Pedagógica, assim como fazer parte da grande mobilização nacional, bem como para a realização de um trabalho contínuo e diário em seu município”.